Reforço
Para abastecer a rede hospitalar do Estado e diminuir a pressão no consumo de oxigênio, o governo do estado recebeu um carregamento de 282 cilindros de 10 metros cúbicos. A chegada destes insumos foi possível depois que o governador Waldez Góes se antecipou a um possível desabastecimento e, através de tratativas com o senador Davi Alcolumbre.
Demanda
Waldez enfatizou que o aumento rápido do número de casos de Covid-19 está gerando pressão sobre o consumo de oxigênio nos hospitais, o que exige ações em vários níveis. “Além das usinas que já estão em fase final de instalação em Laranjal do Jari e Oiapoque, buscamos apoio para aumentar ainda mais a oferta de oxigênio”, disse ele.
Nova Cepa
O Instituto Evandro Chagas confirma mais 4 casos da nova variante do Covid-19 no Amapá. Os casos foram registrados nos municípios de Macapá e Laranjal do Jarí. Com a confirmação, autoridades do estado contabilizam 5 casos da variante brasileira.
Turismóloga
A turismóloga Ruth Melo, pesquisadora do Observatório do Turismo de Macapá, concedeu uma esclarecedora entrevista sobre uma paixão que virou negócio sério, objeto de estudo e que pode projetar toda a cadeia econômica com a aguardada retomada do turismo após a pandemia. A íntegra do bate-papo com ela em YouTube.com/CleberBarbosa.
Cobrança
MP-AP monitora abastecimento de oxigênio e cobra providências para evitar colapso. os promotores de Defesa da Saúde Fábia Nilci e Wueber Penafort, reuniram com representantes da empresa White Martins; membros do Ministério Público Federal e gestores da saúde do Município de Macapá e do Estado, para tratar da iminente crise de desabastecimento de oxigênio no Estado do Amapá.
Lívia Brandini
Em mais uma grande história no Mês da Mulher, nosso programa de rádio ouviu dessa vez uma engenheira mecânica que vem causando no mercado ao desenvolver uma StartUp com essas soluções. Confira a íntegra da entrevista da especialista no Canal do Cleber Barbosa.
AS ÚLTIMAS
MUTAÇÃO – De acordo com o relatório do Evandro Chagas, esta mutação, também conhecida como P1, está presente na proteína spike, que faz ligação rapidamente com a célula humana, aumentando o poder de transmissão. O laboratório de referência na região norte do país, confirmou mais 4 casos da chamada variante brasileira de covid-19 no Amapá. Dois casos são de pacientes que deram entrada em unidades de saúde de Macapá e os outros dois são de pessoas do município de Laranjal do Jari. O Laboratório Central do Amapá (Lacen), adotou a estratégia de enviar para a análise amostras de diferentes períodos, para uma maior noção dos níveis e sequência do contágio no Amapá.
OXIGÊNIO – A White Martins reforçou aos secretários de Saúde de Macapá, Karlene Lamberg, e do Estado, Juan Mendes, que a empresa precisa saber qual a demanda real, para saber se pode suprir imediatamente ou se precisará recorrer a algum tipo de reforço. Diz jamais viver situação tão crítica como esta e não ter nenhum interesse em deixar de abastecer. “Mas vamos precisar de mais cilindros e outra logística de transporte”, acrescenta. Ao tomar conhecimento de eventual crise de abastecimento e temendo que o cenário vivenciado no Acre e Amazonas a procuradora-geral do MP-AP, Ivana Cei, mandou documento para a White Martins pedindo informações sobre a possibilidade.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: