Pesquisas
A Câmara dos Deputados acelerou ontem (18) a votação do polêmico projeto que criminaliza a divulgação de pesquisas eleitorais quando os resultados da votação fugirem da margem de erro indicada pelos levantamentos. Foram 295 votos favoráveis, 120 contrários e uma abstenção. Iso vai dar o que falar.
Protocolo
Oficialmente o mandato do novo governador inicia à meia-noite do dia 1º de janeiro de 2023. Vários governadores tomaram posse em plena virada do ano, o que, vamos combinar, atrapalha o Réveillon de muita gente. Teve ano que por não ir à posse do presidente da república, alguns governadores declinaram da cerimônia na madrugada o fizeram à tarde.
Meio ambiente
A Comissão de Defesa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comdema), órgão çigado à Prefeitura de Macapá, promove nesta quarta-feira, dia 19 uma reunião para discutir estratégias e execução de políticas voltadas para a questão ambiental na capital, além de fazer a prestação de contas dos recursos utilizados.
Leitura
A área de marketing digital é extremamente ampla e, com a transformação digital cada vez mais presente na sociedade, surgiram novas profissões e o marketing está entre as áreas que mais se expandem. Atuar no setor, muitas vezes, pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso. É o que diz Caio Calderaro, empreendedor e especialista em marketing digital.
Política
Uma revelação da política amapaense, Rayssa Furlan será entrevistada de domingo do jornal Diário do Amapá, em página inteira. O jornal havia paralisado com os conteúdos de política na página de entrevista, que tem formato “ping-pong” devido ao período eleitoral. Então fica essa dica de leitura para o seu final de semana. O colunista conduz o bate-papo.
Mineração punida
A Anglo American foi condenada a pagar R$ 15 mi de indenização coletiva por atos antissindicais e por assediar e coagir empregados ao oferecer propostas de acordos individuais sem a mediação do Sindicato.
AS ÚLTIMAS
CAMPO – Uma pesquisa da Embrapa Amapá, conduzida com amostras coletadas no município de Mazagão (AP), constatou que há diferenças hemato-imunológicas entre exemplares machos e fêmeas de camarão-da-amazônia. Este dado indica a necessidade de manejos alimentares diferenciados como forma de potencializar e promover ganhos reprodutivos desta espécie durante seu cultivo. Resultados desse estudo serão apresentados pelo bolsista Marcos Mendes Lobo dos Santos, do Programa de Iniciação Científica PIBIC / CNPq / Embrapa, orientado pela pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka, durante o XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, nesta quarta-feira, 19.
PESQUISA – A coluna apurou ainda que na publicação desta pesquisa, autores destacam a importância econômica e social do camarão-da-amazônia (Macrobrachium amazonicum) para as populações da região Norte. “Práticas agropecuárias visando potencializar a reprodução do camarão-da-amazônia em cativeiro, por meio da administração de suplementos alimentares, podem ser benéficas ao aumento da fertilidade e da fecundidade”. Mas é necessário padronizar metodologias utilizadas nas análises fisiológicas (hemato-imunológicas) devido a estudos nesta área ainda serem escassos inclusive para diferenciação entre exemplares machos e fêmeas.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: