Enquanto a diplomacia do Brasil e da França segue em ritmo lento, os movimentos culturais dos dois países seguem dando exemplo, avançando com ações práticas na cooperação transfronteiriça, como na inauguração de um espaço destinado ao desenvolvimento da fronteira Brasil–Guiana Francesa, ocorrido no fim de semana, às margens do Rio Oiapoque. Estavam presentes pessoas das Cidades de Régina, Oiapoque, Macapá e Saint George, entre elas professores, pesquisadores, comunitários, profissionais do turismo, como guias de turismo e turismólogos, além de músicos e capoeiristas.
Trata-se do Centro Uaçá de Pesquisa e Desenvolvimento da Fronteira, espaço criado pela Uaçá Produções em parceria com a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular – AAFCP. O Centro Uaçá está localizado na Rua Beira Rio, nº 300, em Vila Vitória de Oiapoque, e a inauguração aconteceu no último sábado (26). No local funcionará a Uaçá Produções, empresa em constituição do segmento audiovisual programada para produção de filmes e vídeos com conteúdo local, voltados para programas de televisão e internet.
A AAFCP ocupará uma sala do Centro Uaçá onde disponibilizará para pesquisadores, professores, alunos e população interessada, uma pequena biblioteca com acervo composto de livros, CDs, DVDs, relatórios de pesquisas e outros materiais. É importante ressaltar que a AAFCP é uma entidade da sociedade civil, com sede em Macapá, e atuante com pesquisa e produção de conhecimento nas áreas da cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário no estado do Amapá desde 2007. Recentemente a entidade recebeu prêmio de excelência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por trabalho realizado com o patrimônio cultural em cinco municípios amapaenses.
Assim, o Centro Uaçá vem para contribuir na formação da população com a oferta de cursos, oficinas, etc, dirigidas tanto para o mercado de trabalho quanto para a promoção do desenvolvimento humano e social. Também promoverá a realização de pesquisas em diversas áreas e a divulgação do potencial e da viabilidade econômica ambientalmente sustentável da região da fronteira Brasil – Guiana Francesa.
Mais imagens da inauguração da Uaçá Produções em Oiapoque
Deixe Seu Comentário abaixo: