.
O petróleo
O ex-presidente José Sarney acaba de lançar artigo intitulado “O Pré-sal da Amazônia é feminino”, em que aborda a polêmica sobre a liberação ou não da pesquisa por petróleo no Amapá, Ddiz que a Amazônia nasceu sob o signo da controvérsia: era espanhola ou portuguesa? A dificuldade de se localizar a linha do Tratado de Tordesilhas se esgarçou com a união das duas coroas sob Filipe I.
As águas
A segunda controvérsia era sobre a água: Pinzón, navegando pelas costas brasileiras em janeiro de 1500, encontrou, na foz desmesurada, que fazia doce a água muitas léguas mar adentro. Imediatamente, no costume de invocar nome de santos para os lugares que descobriam, deu logo ao rio o nome de Santa Maria de la Mar Dulce.
Chocolate
Uma das maiores especialistas em chocolate da França, a jornalista e escritora Valentine Tibère, ficou encantada com as notas de sabor apresentadas pelas empresas amapaenses Chocolates Cassiporé e Cunani Cacau em uma análise sensorial promovida pela Embaixada do Brasil no país europeu.
Prevenção
Sarney diz que agora, outra controvérsia surgiu século passado, envolvendo possível perspectiva de riqueza com que o Brasil há muito sonhara e nunca encontrara: petróleo, que aí não quis ficar em terra, nem em mar raso, em profundidades nunca pesquisadas, que os geólogos atuais já estão chamando de pré-sal equatorial, vs. pré-sal do sul do país.
Resignação
Por fim, Sarney diz que Lula, que, como ele, é sonhador de um Brasil como um dos mais ricos países do mundo futuro, ao ser indagado se era a favor ou contra, respondeu: “Eu também estou sonhando.” Essas discussões, segundo o ex-presidente, como todas as controvérsias sobre a Amazônia, vão continuar e, “graças a Deus para nós, elas se resolvem com palavras, e não com revoltas do Hezbollah e do Hamas e bombas de Israel”.
Mulher no Setentrião
Com o governador Clécio fora do estado e o vice, Teles Júnior, em viagem, a presidente da Assembleia Legislativa Alliny Serrão assumiu de forma interina o cargo de governadora do Amapá por 3 dias.
AS ÚLTIMAS
REFORMA – A aprovação da PEC 45 da Reforma Tributária, a partir do novo relatório do senador Eduardo Braga (MDB/AM), o Brasil terá dado um passo decisivo para destravar a economia e reduzir a desigualdade social nos próximos anos. A opinião é de um defensor histórico da medida, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), um dos fundadores do movimento Destrava Brasil, que, nos últimos quatro anos, se mobilizou para conscientizar a opinião pública sobre a reforma. “A reforma tributária é uma política de Estado e assim foi encarada pelo Congresso na atual legislatura. Medidas para garantir isonomia econômica virão a seguir, na forma de lei complementar”, disse.
AÇAI – Com apoio do Governo do Amapá, o município de Mazagão promove o 1° Festival do Açaí, que começa nesta sexta-feira, 10, e segue até domingo, 12. A programação valoriza toda a cadeia produtiva do fruto das localidades do Rio Vila Nova ao Rio Cajari, com exposições sobre os processos de produção, preparação e degustação.
Durante os três dias, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) oferecerá aos visitantes uma verdadeira imersão nas tradições locais, com a oportunidade de mostrar aos visitantes, a rotina dos trabalhadores, entendendo de perto como o açaí é cultivado, colhido e transformado em produto final para o consumidor.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: