Arnaldo Santos Filho*
O Flamengo ganhou de 3 X 0 ontem, e sem adentrar aos detalhes do jogo ou do adversário, e apesar da conquista de mais uma Taça Guanabara, pra mim o que mais marcou foi o gol de falta marcado pelo Leo Pereira (o “Carolino”).
Precisava ter né? Afinal, hoje, dia 03 de março, é dia de homenagear o cara que mais fez gols bonitos de falta na história do futebol brasileiro, E É FLAMENGO RAIZ, DE FAMÍLIA, DE SANGUE!
Quantas alegrias esse cara nos deu com gols de falta? Quantos gols importantes saíram das faltas batidas por ele? O gol de falta na final da libertadores contra o Cobreloa….o segundo gol na final da libertadores contra o Liverpool, que gerou o rebote pra Adilio marcar. Até mesmo o primeiro gol dele na seleção principal (que eu assisti numa TV preto e branco) foi um golaço de falta contra o Uruguai, lá em Montevideu, em 1976.
Muito mais do que ser ídolo do Flamengo, passou a ser um ídolo da nação. Sempre foi uma pessoa respeitada dentro e fora dos campos, até mesmo pelos adversários. Alguns poderão dizer que ele nunca ganhou uma copa do mundo com a seleção, mas eu respondo com as palavras do sábio Armando Nogueira: “azar da copa do mundo”, afinal, o cara jogava muito e a mim e a milhões de flamenguistas deu muitas alegrias.
Quem é das novas gerações e se encanta com Messi, não sabe que Zico era o nosso Messi dos anos 70/80, com aquela mesma determinação de jogar sempre pra frente, passando por quem aparecesse (a não ser quando era parado com falta), buscando o gol, dando passes milimetricos, fazendo gols de cabeça, de perna direita, de esquerda, de falta, olimpico.
Mas não é só futebol: o cara é muito gente boa e é exemplo de caráter também fora dos campos (bem que poderia ser referência pra muitos do esporte e da política). PARABÉNS ZICO pelos 71 anos e por tudo que fez de bonito no futebol mundial.
O autor
*Arnaldo Santos Filho Possui graduação em BACHARELADO EM DIREITO pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ (1998) e graduação em LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Amapá (1995). É especialista em DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL pela Fundação Getúlio Vargas (2001), Mestre em DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS (2010), pela Universidade Federal do Amapá. Advogado, possui experiência nas áreas de Direito Civil, Penal e Trabalhista. Tem atuação na área da Gestão Pública, tendo exercido cargos como gestor, na condição de Presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá, Secretário da Receita Estadual do Amapá e Presidente da Amapá Previdência. advogado.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: