Cleber Barbosa, da Redação
A Associação dos Velejadores do Amapá (AVAP), em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMAS), em parceria com o Restaurante Divino Amazonas, Instituto Macapaense de Turismo (Macapatur) e Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL), anunciaram neste domingo (21) a criação de um Comitê Permanente em Defesa do Rio Amazonas.
A medida chegou para coroar um fim de semana de muita mobilização e ações que integraram a programação do KITESURF EM DEFESA DO RIO AMAZONAS, um evento esportivo com abordagem ambiental, com objetivo e promover o esporte, dar visibilidade ao kitesurf e chamar atenção do Poder Público e comunidade sobre nossas responsabilidades na busca de melhorias na relação da sociedade com o Rio Amazonas.
O evento aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de abril no Píer do Santa Inês, incluindo até a retirada de toneladas de lixo na orla da cidade, numa ação de voluntariado que reuniu muita gente, elavando o tom do apelo pela maior conservação do maior rio do mundo.
Proteção
A mobilização de forças começa a produzir resultados. “Hoje tivemos uma roda de conversa muito produtiva pra Macapá. Foram debates significativos sobre políticas públicas que queremos implementar na proteção ambiental da nossa capital”, disse Éliton Franco, presidente da AVAP.
O poder público também tirou encaminhamentos para fortalecer a decisão de apoiar o movimento. “Lançamos o comitê permanente de defesa do rio Amazonas, que desempenhará um papel crucial na preservação do nosso ecossistema, com desenvolvimento de políticas de conservação e manejo sustentável”, disse a titular da Macapatur, ex-deputada federal Leda Sadala.
Mulheres
Representando o clube Manas do SUP (Stand Up Pedal), Tatiana Costa também saiu motivada com a mobilização. “Queremos garantir a proteção a longo prazo do maior rio de água doce em expansão do mundo. Vamos preservar essa maravilha natural para as gerações futuras tucujus”, completou.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: