Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 19 de julho de 2024.

Rotas

Betral

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que a primeira das cinco rotas de integração entre Brasil e países vizinhos deverá operar já em 2025, e que, até 2026, outras duas serão concluídas. A Rota 2, primeira a ser inaugurada, ligará toda a Região Norte e parte do Nordeste à tríplice fronteira com Colômbia, Peru e Equador.

Palavra

Nas palavras da ministra: “Com isso, vão se interligar ao maior investimento feito pela China na América do Sul, um dos maiores portos da América do Sul, que está sendo construído no Peru”, disse a ministra nesta quinta-feira (18), durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Pescaria

Com apoio do Governo do Amapá, inicia nesta sexta-feira, 19, o 1º Porto Pesque, no município de Porto Grande. O torneio reunirá pescadores de todo o estado para competições de arremesso com premiações, shows culturais, palestras e mesas de negócios. A programação segue até o domingo, 21.

Gripe

Na Região Norte, Amapá, Roraima e Pará ainda registram crescimento de novas hospitalizações em crianças pequenas, causados pelos vírus sincicial respiratório e rinovírus. A Covid-19, apesar de ainda circular em níveis baixos em todo o país, é a segunda maior causa de óbitos por SRAG em idosos nas últimas semanas.

Segurança

O resultado das estratégias de enfrentamento à criminalidade, investimentos, valorização dos servidores e nomeação de novos agentes para segurança pública, adotadas pelo Governo do Amapá, apresentou dados positivos e significativos referentes aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Nos primeiros seis meses de 2024,uma redução de 32% comparado com o mesmo período no ano passado.

Soltando pipas

Promovendo inclusão e lazer no mês de julho, o festival de pipas para Pessoas com Deficiência (PCDs) nos Jogos de Verão 2024, que acontecerá no estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá. E em local seguro.

AS ÚLTIMAS

PREVENÇÃO – A pesquisadora do Programa de Processamento de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, destaca uma consolidação na interrupção do crescimento dos casos de VSR e influenza A em alguns estados do Centro-Sul. Contudo, segundo a especialista, ainda se verifica manutenção do crescimento dos casos dos vírus influenza, VSR e rinovírus na maioria dos estados do Sudeste. A análise mostra ainda que alguns estados do Norte também apresentam manutenção do aumento do VSR e rinovírus em crianças pequenas. É o período de maior risco de incidência de acidentes, a médica pediatra Pâmella Nowaski Lugon.

NÚMEROS – Em nível nacional, o InfoGripe aponta indícios de queda de SRAG, na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade na tendência de curto prazo (últimas três semanas), O novo cenário se deve a uma queda ou interrupção no crescimento de SRAG por VSR e influenza A em muitos estados, embora ainda esteja em ascensão em alguns. A análise é referente à Semana Epidemiológica 28, período de 7 de junho a 13 de julho. E tem como base os dados do Sivep-Gripe até 29 de junho. O atual cenário, ainda requer atenção da área de saúde e cuidados por parte da população. Portella reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 e influenza.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile