Diálogo
O governador do Amapá, Clécio Luís, se reuniu na quinta-feira, 19, com moradores do Parque Aeroportuário, na Zona Norte de Macapá, para esclarecer tratativas do Estado acerca da garantia de moradia na região. A área, que pertence à União, foi ocupada há mais de 5 anos, se consolidou e hoje tem milhares de famílias habitando a região.
Terras
A coluna apurou ainda que essa área em questão, que soma aproximadamente um milhão de metros quadrados faz parte da Gleba Cumaú, conhecida como “Área J”, e foi solicitada pelo Governo do Estado à Superintendência de Patrimônio da União para que seja usada para habitação de pessoas em vulnerabilidade social.
Reconhecimento
A Universidade Federal do Amapá entrega na próxima quarta-feira, 25 de setembro, o título de Doutor Honoris Causa ao músico, compositor, arranjador e professor de cordas Raimundo Nonato Barros Leal, mais conhecido como Nonato Leal. A solenidade ocorre no auditório da Biblioteca Central, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá.
Mineração
De vocação mineral, Pedra Branca do Amapari ainda vive a expectativa da reativação da atividade mineral, a cargo da sucessora da Zamin, a Dev Mineração. Habilitada a operar após a etapa da recuperação judicial, a mineradora chegou a mobilizar a retomada das operações, mas um inexplicável impasse com o município parou tudo.
Estiagem
A seca que atinge várias regiões do Brasil começa a afetar também o estado do Amapá. No Arquipélago do Bailique, moradores relatam dificuldades com a navegação, a produção agrícola e a pesca, atividades essenciais para a subsistência local. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assegurou estar atento às demandas da população amapaense.
Entrevista de hoje
‘A gente não está sabendo lidar com as diferenças’, diz Carol Cardoso sobre conflitos entre autistas, é o que diz a arquiteta Carol Cardoso, atualmente na Universidade Federal de Minas Gerais, mas egressa da UNIFAP.
AS ÚLTIMAS
MÚSICA – O título de Doutor Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. O Conselho Universitário Superior (Consu), da Unifap, aprovou por unanimidade, no dia 10 de setembro de 2024, a concessão do título. A honraria outorgada trata-se da máxima distinção concedida por uma universidade e reconhece a notória trajetória de Nonato Leal como músico, compositor, arranjador e professor de cordas, o que possibilitou avanços memoráveis para os estudos e o ensino de cordas no estado do Amapá. O violonista construiu uma carreia reconhecida.
BIOGRAFIA – Nonato Leal, um músico além de seu tempo. Há 97 anos, nascia no município de Vigia de Nazaré, no Pará, Raimundo Nonato Barros Leal, que viria a ser um dos grandes violonistas da música popular brasileira. Aos oito anos de idade, inicia sua trajetória musical, incentivado pelo pai, “Seu Manoel”, que também era músico. A iniciação musical de Nonato ocorreu no projeto Nossos Ídolos. “Em nossa família, todo mundo tocava um instrumento. Respirávamos música, jantávamos e almoçávamos música”, relembra. Já em sua chegada em Macapá, em março de 1952, o músico trazia na sua bagagem um arcabouço profundo de conhecimentos musicais.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: