Mudança
Sem licença para operar no Amapá, Petrobras pode mirar o Sul do Brasil em nova jazida. Isso, mesmo a petroleira brasileiro, aliada à Shell e outras empresas do setor estariam de olho em bacia que pode transformar o Sul do Brasil em um novo polo energético mundial. Em um movimento estratégico, a Petrobras está investindo na exploração da Bacia de Pelotas.
Potencial
Trata-se de região ainda pouco conhecida do grande público, mas com potencial para alçar o Brasil ao mesmo patamar de grandes produtores de petróleo. A reserva estimada em até 15 bilhões de barris de petróleo por um especialista levanta a possibilidade de o Sul do Brasil emergir como um importante centro econômico e geopolítico.
Vice na batuta
Com Clécio na COP29, o vice, Teles Júnior, segue despachando no Setentrião. Em encontro com a presidente da ALAP, entregou um pacote com 17 projetos de lei, que visam modernizar e aprimorar a legislação estadual, além de criar políticas públicas voltadas para o bem-estar da população e promover o desenvolvimento social e econômico.
Economia
As vendas do varejo amapaense no mês de setembro mantiveram a maior taxa de crescimento do País pelo terceiro mês seguido. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (12), mostram que o volume de vendas do comércio varejista do Amapá segue em alta.
Explicações
A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou convite para que a ministra Marina Silva, preste esclarecimentos sobre a possível criação de unidade de conservação marinha com 35 milhões de hectares. De acordo com o senador Lucas Barreto (PSD-AP), a área abrangeria toda a margem equatorial do mar territorial brasileiro, desde a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa até os estados do Piauí e Ceará.
Costa Norte
No sábado (16), o Sesc Araxá recebe o Movimento Costa Norte no projeto Música da Gente! Prepare-se para uma noite com Amadeu Cavalcante, Joãozinho Gomes, Osmar Júnior, Val Milhomem e Zé Miguel.
AS ÚLTIMAS
POLÍTICA – Dentre as novas iniciativas enviadas ao Legislativo, destacam-se a implementação do “CNH do Povo” e do “Jovem Motorista”, que visam facilitar o acesso à primeira habilitação, além do “Casa Tucuju”, voltado ao financiamento de moradias populares. Outras propostas incluem a regulamentação do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação e mudanças no Código do IPVA, com incentivos à utilização de veículos elétricos. A presidente da ALAP, Alliny Serrão, afirmou que o objetivo é distribuir as propostas de forma eficiente entre as comissões e, com o apoio dos técnicos, analisar e aprovar as medidas o mais rapidamente possível.
ASSISTÊNCIA – Com apoio do Governo do Estado, o Amapá recebeu o 1° Encontro Regional das Equipes de Gestão de Trabalho e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Região Norte. O evento, realizado no auditório do Sebrae-AP, em Macapá, contou com a participação de representantes dos sete estados da região e segue até a quinta-feira, 14. A programação é voltada para todos os profissionais de gestão do trabalho e educação permanente do Suas, independente da vinculação funcional, e para os membros dos núcleos estaduais e municipais, todos unidos em torno do objetivo de aperfeiçoar a política de assistência social no Amapá.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: