Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 27 de dezembro de 2024.

Governo Estadual Header

Seca

O Ministério da Saúde autorizou, nesta segunda-feira (23), o repasse de R$ 1,4 milhão para os estados do Amapá e do Pará voltados ao custeio de ações de enfrentamento a queimadas, secas e crises climáticas.

Programa

A CEA Equatorial deu início a segunda etapa do Programa Luz Para Todos – Regiões Remotas que leva energia limpa e sustentável à famílias que vivem em lugares distantes, como áreas rurais e ribeirinhas, que não tinham acesso ao fornecimento de energia com qualidade. Nesta etapa, que teve início em dezembro de 2024, serão realizadas 756 ligações de energia fotovoltaica até janeiro de 2025.

Visita

Acompanhadas do governador Clecio Luís, senador Davi Alcolumbre e do ministro Waldez Góes, autoridades receberam o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, na sede do governo amapaense, na manhã desta terça-feira, 23. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) disse que a visita de Pacheco (PSD-MG), ao Amapá, é uma mostra clara da importância que o estado tem conquistado no cenário nacional.

Nova Lei

A nova Lei nº 2.789/2024, proposta pelo vereador Allan Ramalho, entra em vigor em Macapá, determinando a obrigatoriedade do uso de focinheiras para cães de grande porte e raças consideradas perigosas, como Pitbull e Rottweiler. Os responsáveis que descumprirem a lei estarão sujeitos a advertências, multas de até 5.000 UFM’s e, em casos de reincidência ou ataques, à apreensão do animal.

Decisão

O ministro André Mendonça, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acatou recurso impetrado pelos advogados do ex-deputado estadual Jorge Amanajás, candidato derrotado nas eleições de 2022, e decidiu que as juízas eleitorais Paola Julien Oliveira dos Santos e Thina Luiza D’Almeida dos Santos Souza, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), estão impedidas de atuar, a qualquer tempo, em ações ou recursos que envolvam a perda de registros ou diplomas que tenham relação com a eleição de 2022.

Hotelaria em Macapá

“Esse grande fluxo é decorrente de o governo ter colocado o Amapá no calendário dos grandes eventos do país, com atrações nacionais de repercussão cultural”, pontuou Teles Jr.

AS ÚLTIMAS

NECESSIDADES – Durante escutas públicas do projeto MPF na Comunidade, os moradores do Arquipélago do Bailique tiveram a oportunidade de relatar as dificuldades enfrentadas na região e solicitar o apoio do Ministério Público Federal (MPF) para buscar soluções. De 10 a 12 de dezembro, membros e servidores do MPF visitaram nove vilas do arquipélago para ouvir a comunidade. Entre as principais demandas apresentadas pelos cidadãos estão problemas com a energia elétrica, a escassez de água potável e a erosão.Em cada vila, os procuradores da República explicaram o trabalho do MPF e de que maneira o órgão pode atuar para beneficiar a região. Além disso, os moradores receberam orientações sobre como entrar em contato com a instituição pela internet.

OPORTUNIDADE – As inscrições para o processo seletivo da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, com vagas para Macapá, encerram na quinta-feira (26). Os editais são direcionados para médico pediatra, médico clínico e fonoaudiólogo, com inscrições diretamente no site da instituição. Os salários variam de acordo com a vaga ofertada. As provas objetivas para cada área terão a duração de 4h. Serão 60 questões de múltipla escolha, sendo 50 sobre conhecimentos específicos da área e 10 sobre conhecimentos de língua portuguesa. Para a área de fonoaudiologia será realizada prova discursiva. Já para as áreas de clínica médica e pediatria haverá prova prática. A aplicação das provas objetiva e discursiva ocorrerá no dia 23 de fevereiro de 2025.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner