Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2024.

Governo Estadual Header

Diesel

O impacto do aumento do preço do diesel pela Petrobras, da alta da alíquota do ICMS e das variações cambiais fez o preço do diesel S-10 subir 4,4% na primeira quinzena deste mês, contra a última semana de janeiro, segundo indicou o Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, desenvolvido em parceria com o instituto Fipe.

Petróleo

Até 2029, a Petrobras vai investir 7,9 bilhões de dólares na exploração de petróleo. Estão previstos 51 novos poços de petróleo, sendo 15  perfurações na região da Margem Equatorial,  localizada no Norte do país, entre os estados do Amapá, na foz no Amazonas, e do Rio Grande do Norte. Os planos preveem um investimento de 3 bilhões de dólares.

Empreendedorismo

A rádio Diário FM 90.9 promoveu ontem (20) mais uma edição do quadro Grande Expediente, do programa PONTO DE ENCONTRO. Os convidados debateram o crescimento do empreendedorismo, onde se tem hoje no país mais empresas ativas do que trabalhadores com carteira assinada. Renata Morais, Luciane Alves e Thiago Simas na foto.

Energia

Enquanto isso, um especialista em transição energética do Greenpeace Brasil, Pablo Nava, defende que a estatal invista os mesmos bilhões de dólares anunciados em pesquisa para expandir fontes renováveis. “A Petrobras pode se tornar uma empresa de energia, e não apenas uma exploradora de petróleo, esse é o primeiro paradigma a assumir”, diz.

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio), abriu mais de 20 vagas para estágio em diferentes áreas do nível superior e para nível médio. Os estagiários serão direcionados às empresas e instituições de Macapá e Laranjal do Jari. As inscrições estão abertas e são feitas exclusivamente via internet. O estudante deve preencher as informações pessoais e anexar o currículo em formato PDF.

Curso superior

Seguem até dia 11 de março de 2025, as inscrições para o Processo Seletivo Especial para ingresso no Curso de Licenciatura em Letras Libras Português, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). No site depsec.unifap.br.

AS ÚLTIMAS

CONTAS – O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), dando continuidade às orientações sobre o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), já visitou 10 municípios do estado. Ao longo do dia de ontem (19), a conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço e a equipe técnica do tribunal estiveram na Prefeitura e na Câmara Municipal de Santana para acompanhar e capacitar gestores sobre a implantação do sistema. O prefeito de Santana, Bala Rocha, ressaltou que gerir recursos públicos com responsabilidade é entregar políticas públicas mais eficazes à população.

CIDADES – O Tribunal de Contas também segue na orientação dos gestores públicos das prefeituras e câmaras de vereadores dos 16 municípios do estado. Técnicos do Tribunal estiveram na sede da Prefeitura de Macapá e na 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá para orientar os gestores e vereadores sobre a importância da implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administrativa Financeira e Controle (SIAFIC). A conselheira Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, que coordena as orientações nos 16 municípios do estado durante as reuniões, destacou a necessidade das adequações ao SIAFIC até março deste ano.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner