Iniciou nesta terça-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito. Tradicionalmente, ela é comemorada de 18 a 25 de setembro com programações em todo Brasil. Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema Nós somos o trânsito.
Em Macapá, a prefeitura trabalha com ações de educação permanentes em escolas públicas e privadas levando os conceitos de respeito ao pedestre e às leis de trânsito. A ênfase das ações de 2018 está no uso do cinto de segurança. “Somente em agosto, quase 80% do total de infrações registradas pela CTMac foi pela falta do uso do cinto de segurança, tanto por condutores quanto por passageiros. Estamos dando esse alerta importante para a população, pois o simples ato de usar o cinto salva muitas vidas”, afirma o diretor-presidente da Companhia de Trânsito, André Lima.
Crianças
As ações de educação no trânsito dentro das escolas prosseguem durante todo o mês. No dia 20 será apresentado o projeto de acolhimento de pessoas condenadas a cumprirem penas alternativas na CTMac. “O projeto consiste em receber na Companhia pessoas que tenham cometidos crimes de trânsito e foram condenadas a cumprir pena alternativa. Aqui, elas irão trabalhar diretamente com a equipe de Educação no Trânsito”, explica Lima.
No sábado, dia 22, será lançado o simulador de colisão, que consiste em um equipamento onde o condutor colocará o cinto de segurança para sentir realmente o impacto de uma colisão a 5 km/h. “Mesmo em uma velocidade tão baixa, o susto é grande e isso faz com que a população passe a dar mais importância ao uso do cinto”, conta o diretor-presidente.
O simulador será lançado no Centro da cidade e ficará disponível para a população das 8h às 11h, e será levado ao Amapá Garden Shopping, onde funcionará das 18h às 21h.
Deixe Seu Comentário abaixo: