Rodrigo Juarez, do G1 Amapá
Recordista mundial de saltos com paraquedas, Aida Gemaque, mais conhecida como “Vovó Iaiá”, morreu na manhã desta quinta-feira (9) aos 110 anos no Hospital de Emergência de Macapá.
Segundo a família, ela estava internada desde 31 de março após uma queda dentro de casa onde fraturou o fêmur. Ela teve complicações e não resistiu. A família aguarda o atestado de óbito para identificar a causa.
Vovó Iaiá, que praticava vários esportes, inclusive os radicais, ganhou fama em 2015, quando, aos 105 anos, se tornou a idosa com maior número de saltos com paraquedas, batendo o recorde mundial.
Vovó Iaiá, de 105 anos, morava em Macapá desde a década de 1950 — Foto: Arquivo/G1
Ela também escreveu seu nome no livro dos recordes como a mulher mais velha a saltar de paraquedas, aos 100 anos na época.
Em 2016, viveu uma das maiores emoções da vida ao conduzir a tocha e acender a pira olímpica no Amapá em virtude das Olimpíadas do Rio.
Nascida no dia 20 de novembro de 1909, no município de Chaves (PA), ela era moradora de Macapá desde o fim da década de 1950. O começo no mundo esportivo foi praticando natação.
Nos últimos anos, Vovó Iaiá mantinha suas atividades participando de um projeto esportivo para idosos desenvolvido pela Secretaria de Desporto e Lazer do Amapá (Sedel).
*Com informações do GloboEsporte.com Amapá.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: