Banner
A representação brasileira da mineradora inglesa Anglo American | Foto: Arquivo NMB
Economia

Anglo American recorre de decisão que barrou seguro por acidente no Amapá

Governo Estadual Header

Cleber Barbosa, da Redação.

A mineradora Anglo American entrou com recurso contra a decisão da Justiça do Rio de Janeiro, que vetou o pagamento de um seguro milionário pelo desabamento do porto em Santana (AP). A empresa alega possuir laudos de especialistas brasileiros e internacionais indicando que houve um colapso abrupto e inesperado do solo no porto e que o acidente se deu por causas naturais. “Absolutamente imprevisíveis, sem qualquer responsabilidade que lhe possa ser imputada”, alega a empresa.

Relembre o caso

Na semana passada, coube ao juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o julgamento do litígio envolvendo envolvendo a Anglo American e a Chubb Seguros – que em 2014 assumiu a carteira de grandes riscos da Itaú Seguros. A causa está avaliada em R$ 800 milhões levando-se em consideração a correção e os juros que incidem nestes mais de cinco anos de disputa nos tribunais.

Em sua sentença, o magistrado carioca deu ganho de causa à seguradora, defendida pelos escritórios dos advogados Fábio Torres e Sérgio Bermudes, e apontou negligência por parte da Anglo American para recusar a liberação da apólice do seguro. Diante disso é que a Anglo American impetrou recurso de apelação.

Existe uma enorme expectativa em relação ao fim desse imbróglio, pois certamente haverá desdobramentos para todo o mercado de seguros.

Contrapartida

Em nota enviada a CleberBarbosa.Net, a Anglo American diz que as inúmeras provas apresentadas pela mineradora aos autos do processo judicial sequer foram mencionadas na sentença. “Independente dessa ação, desde o início, a empresa sempre deu todo suporte às viúvas e aos filhos. As famílias foram indenizadas, a Anglo American criou programas de assistência à educação e saúde que são mantidos até hoje”, diz a multinacional em sua nota.

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner