Mercado
Governador Clécio fez o lançando o projeto “Carrinho de Oportunidades”, com emenda do senador Randolfe, para garantir estrutura e qualidade nas vendas de 300 empreendedores da 53ª Expofeira. Em suas redes sociais, o governador escreveu que é um investimento na economia popular como forma de gerar emprego e renda para a população.
Guiana
A França vai retomar a emissão de vistos para a Guiana Francesa em Macapá, capital do Amapá, apurou a Coluna do Estadão. O serviço está suspenso desde 2020 e, na visão do governo brasileiro, atrapalha o desenvolvimento do município de Oiapoque (AP), que faz fronteira com o território ultramarino francês.
Saneamento
Após quatro anos da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, nenhum município do Amapá está com contratos irregulares de prestação de serviços básicos. Uma das principais características da nova lei é a capacidade econômico-financeira das concessões de saneamento para cumprir as obrigações e metas de serviços.
Diplomacia
O embaixador da França, Emmanuel Lenain, vai liderar uma missão diplomática na capital do Amapá em setembro, quando o Consulado Honorário Francês de Macapá voltará a emitir o documento. Nos bastidores, a medida é vista como um avanço. O lado brasileiro deseja a isenção de vistos para a Guiana Francesa ao menos para moradores da fronteira.
Waldez
O amapaense no ministério de Lula anunciou que já está em Ribeirão Preto, na ação de combate a queimadas que atingem dezenas de municípios de São Paulo. Equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate à Incêndios, a aeronave transporta até 12 mil litros de água em cada voo e já cumpriu papel fundamental no combate às queimadas no Pantanal e Amazônia. Disse: “É compromisso garantir ajuda rápida e eficaz”.
Energia solar
O senador Davi revelou que o Atlas apresenta números extraordinários do Amapá, sobre energia solar. Segundo ele, o potencial é 59 vezes mais do que a produção das quatro hidroelétricas existentes.
AS ÚLTIMAS
AVIAÇÃO – A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou nesta terça-feira (27) do seminário “Judicialização no transporte aéreo”, promovido pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Na ocasião, além de painéis sobre o tema, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre ANAC, AMB e a Escola Nacional da Magistratura (ENM). No painel “Os impactos da cultura de judicialização no setor aéreo”, a presidente da ABEAR ressaltou que esta é uma questão central para a indústria. “O título deste painel é bastante oportuno porque não estamos falando de um fato isolado”, disse.
CULTURA – A Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Sesc São Paulo e o Ministério da Cultura realizam o Seminário Internacional de Políticas Públicas para as Artes: Imaginando Margens, um encontro que irá reunir artistas, pesquisadores e gestores, nacionais e internacionais, a fim de promover um espaço para reflexão e pensamento sobre temas da atualidade que atravessam o campo das artes e suas políticas públicas, com ênfase na construção da Política Nacional das Artes, a PNA. O seminário acontecerá de 17 a 19 de setembro, no Sesc 14 Bis, em São Paulo, com inscrições gratuitas e limitadas ao número de vagas. Para se inscrever, basta preencher o formulário no site gov.br/funarte.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: