Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, quinta-feira, dia 13 de fevereiro de 2024.

Governo Estadual Header

Lula

O repasse de glebas da União ao Amapá representa um avanço significativo para a qualidade de vida dos amapaenses, especialmente para os moradores do Parque Aeroportuário. Essa área, habitada por milhares de pessoas, enfrenta há anos a insegurança jurídica decorrente da posse federal, o que impede a regularização fundiária.

Conjuntura

Bem, a falta de terras dificulta investimentos em infraestrutura e serviços públicos essenciais, então a entrega que Lula fará nesta quinta em Macapá pode destravar uma série de agendas e possibilidades econômicas para o Amapá. Outro impacto positivo será a ampliação dos serviços públicos a partir do repasses das terras.

Sustentabilidade

A partir do compromisso com o desenvolvimento sustentável e o ensino e a profissionalização na Zona Rural, o Governo do Amapá vai auxiliar a empresa cearense Jacaúna na implantação de uma fábrica escola de móveis, local que possui segurança jurídica, ambiental e política para receber atividades econômicas de transformação social.

Terras

Com a transferência dessas terras para o domínio estadual, o Governo terá autonomia para promover políticas estruturantes. A regularização fundiária garantirá aos moradores o direito de propriedade, invistindo em suas terras e moradias sem o receio de remoções judiciais ou entraves burocráticos. Além de melhorias urbanas, saneamento, etc.

Política

Esse avanço fundiário só foi possível graças ao trabalho de articulação do senador Davi Alcolumbre, que desde 2019 tem atuado junto ao Governo Federal para garantir a transferência dessas terras ao Amapá. Em 2022, esse esforço já gerou frutos, com a entrega de 12 glebas ao Estado, um passo fundamental para a regularização e desenvolvimento de diversas áreas. Decisivo para destravar esse processo. Mandou bem!

Uni Mulher

O projeto de extensão “Universidade da Mulher (UniMulher), da Unifap, abriu inscrições para o curso Empreendedorismo Feminino”, voltado para mulheres com ensino médio completo.

AS ÚLTIMAS

ECONOMIA – O Carnaval de 2025 promete movimentar a economia, impulsionado pelo setor de turismo e serviços. Seguindo a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima um faturamento de R$ 12,03 bilhões no Brasil durante o período festivo, a Fecomércio Amapá, por meio de seu Instituto, prevê que o estado também deve sentir os reflexos positivos deste crescimento. De acordo com a CNC, o carnaval é um dos períodos mais importantes para o turismo brasileiro, e neste ano a projeção é de um crescimento real de 2,1% em relação a 2024. Turistas fortalecem o setor de alimentação, transporte e hospedagem, por exemplo.

INTERIOR – A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) informa que desde a noite de terça-feira, 11, intensificou o monitoramento da água que é distribuída à população dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, após tomar conhecimento do rompimento de uma barragem que afetou as águas do Rio Cupixi. Nesta quarta-feira, 12, às 14h, foi detectada a alteração na qualidade do manancial, Rio Amapari, interrompendo a captação e consequentemente o fornecimento de água de forma temporária da cidade de Porto Grande. As equipes atuam nas manobras para acionamento da captação alternativa, para assegurar o abastecimento utilizando outro manancial.
Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner