Energia
O furto de energia elétrica bateu recorde no Brasil em 2023. Os “gatos”, oficialmente chamados de perdas não técnicas, cresceram 20% no último ano e atingiram 40,8 TWh (terawatts por hora). Em 2022, tinham somado 34,2 TWh. O desvio de eletricidade é maior no Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro; o famoso “gato” feito em fios elétricos para roubar energia.
Números
De acordo com levantamento a que a coluna teve acesso no sábado (8), em 15 anos, o volume furtado acumula mais de 500 TWh (ou 500 milhões de MWh). O levantamento foi feito pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) a partir de dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Rio Amazonas
Com apresentação do Plano Foz de monitoramento da costa oceânica do estado e da foz do Rio Amazonas, o Amapá foi destaque no primeiro dia do Global Ocean Day e Oceans20 Dialogues, nesta sexta-feira, 7. O evento mundial no Brasil, reúne lideranças políticas, empresariais e investidores em Economia Azul, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Há vagas
A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) abriu processo seletivo para a contratação de estagiários do curso de Direito. As inscrições iniciaram no dia 3 e encerram no dia 21 de junho exclusivamente pela internet. O certame é para o preenchimento de 20 vagas mais cadastro reserva, para a capital e comarcas do interior do estado.
Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sediou o 85° Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). O encontro debateu estratégias de combate a desinformação, políticas antidiscriminatórias, a valorização da participação popular via ouvidorias, além de assuntos administrativos da Justiça Eleitoral. A solenidade de abertura foi realizada na quinta-feira (06.08) no TRE do Amapá.
A força do campo
Técnico agrícola experimentado, com passagens por diversos cargos públicos e na iniciativa privada, Janer Gazel já contabiliza bons resultados nos dois meses à frente da Superintendência do MAPA no Amapá.
AS ÚLTIMAS
MERCADO – O Programa Senac de Gratuidade (PSG) oferta 224 vagas divididas em 09 cursos no município de Macapá. Podem se candidatar pessoas de baixa renda, que sejam alunos matriculados ou egressos da educação básica, trabalhadores empregados ou desempregados, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 (dois) salários mínimos. Os interessados devem acessar o edital que está disponível no site Senac Macapá (www.ap.senac.br). São cursos de Assistente de RH, Recepcionista, Operador de Computador, Assistente de Tecnologias da Informação, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Cabelereiro, Manicure e Pedicure, Auxiliar de Cozinha, Garçom.
AVIAÇÃO – A Azul Linhas Aéreas mantém seu compromisso de ser a melhor companhia aérea para o mundo e destaca em seu Relatório de Sustentabilidade de 2023 as decisões, ações e resultados mais importantes ao longo do ano passado para cumprir o seu plano estratégico de ESG. E, mais, para manter o reconhecimento de importantes organizações, como a ANAC, que acaba de eleger a Azul como a aérea mais sustentável do país. O documento, que foi verificado por um auditor independente, já está disponível nas versões em português e inglês, no site da Azul de Relações com Investidores. No ano em que a Azul completou 15 anos e transportou 30 milhões de clientes em seus voos.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: