Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 10 de maio de 2024.

Governo Estadual Header

Waldez

O amapaense no ministério de Lula, titular da pasta do Desenvolvimento Regional, afirmou que o governo federal disponibilizará quantos recursos forem necessários para auxiliar na reconstrução dos estragos deixados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, e que uma medida provisória também deve ser editada pelo presidente da República em breve.

Logística

A Entidade Administradora de Faixa (EAF), a chamada “Siga Antenado”, concluiu o lançamento de cabos de fibra óptica subaquáticos para a implantação da Infovia 03, que ligará Belém (PA) a Macapá (AP). Com isso, inicia-se a etapa de testes para ativação, desde o início dessa operação, feita em março deste ano.

Embaixador

O multiartista e ativista social baiano Carlinhos Brown aceitou o convite do governador Clécio Luís, para ser o embaixador do Marabaixo do Amapá, no Brasil e no Mundo. A proposta aceita pelo músico, aconteceu durante as celebrações do Cortejo da Murta e Levante dos Mastros, como parte da programação do Ciclo do Marabaixo, que conta com apoio do Governo do Estado.

Linhas

A fase atual consiste em preparar toda a infraestrutura para a ativação do sistema de transmissão – também chamado de “iluminação dos cabos”, permitindo o tráfego de dados. A previsão é que seja concluída até o final do mês, além dos testes de ativação, também já estão sendo viabilizadas as redes metropolitanas, que levam os fios.

Petróleo

Após rejeição da licença para perfurar a foz do rio Amazonas, a Petrobras deve exigir formalmente nova manifestação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Dessa vez, sobre recurso apresentado contra a primeira rejeição, uma semana após a negativa, no dia 25 de maio de 2023. A declaração partiu do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em coletiva nos Estados Unidos.

Ajuda federal

Com novo visual, mais atlético, o deputado federal Acácio Favachoanuncia o redirecionamento das emendas dos parlamentares ao auxílio ao estado do Rio Grande do Sul, que precisa de todo o apoio efetivo do país.

AS ÚLTIMAS

ECONOMIA – A Petrobras terá que realizar uma série de estudos sobre impactos aos indígenas de Oiapoque, cidade amazônica que fica em frente a áreas onde ela deseja perfurar no litoral do Amapá, antes que o Ibama possa analisar a viabilidade de seu projeto, de acordo com o órgão federal e documentos governamentais vistos pela Reuters. Os amplos estudos exigidos pelo órgão ambiental federal Ibama têm como objetivo apurar os impactos “sociais, culturais e ambientais” sobre os povos indígenas de uma perfuração na bacia da Foz do Rio Amazonas, parte da chamada Margem Equatorial. As demandas por novos estudos faziam parte de um conjunto de documentos enviados pelo Ibama à Petrobras.

JUSTIÇA – O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) promovem nesta quarta-feira (8), às 8h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Araxá, a abertura do “Seminário Estadual de fomento à criação da Rede Estadual Primeira Infância no Amapá”. O objetivo é promover a integração dos órgãos e entidades na defesa dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade. A iniciativa do MP-AP com a RNPI visa mobilizar e articular representantes do poder público, setor privado e a sociedade civil para instalar o Comitê Intersetorial da Unidade Federativa Amapá e colaborar com a criação da Rede.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner