Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 16 de agosto de 2024.

Waldez

O amapaense no ministério de Lula retornou ao Rio Grande do Sul ontem. Ele pode conhecer a equipe de engenheiros civis e arquitetos do Exército Brasileiro que vai apoiar a Defesa Civil na força-tarefa de reconstrução de moradias naquele estado. Ele contou com a articulação com o ministro José Múcio, da Defesa, para intensificar os trabalhos por lá.

Agricultura

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a presença do fungo “Ceratobasidium theobromae”, causador da vassoura de bruxa da mandioca, em lavouras no Amapá. Conforme técnicos, é a primeira vez que essa ameaça é detectada no Brasil. A doença tem potencial para causar grandes prejuízos econômicos.

Vai começar

O juiz eleitoral Guilherme Conversani, que preside a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) alerta que mesmo os espaços privados estão sujeitos a vedações e controle dos órgãos de controle das Eleições Municipais deste ano – que terão início nesta sexta-feira, dia 16.

Alerta

O fungo foi inicialmente identificado por técnicos da Embrapa Amapá nas plantações de mandioca nas terras indígenas de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa. Posteriormente, foi encontrado em Calçoene e Amapá, ao sul de Oiapoque. Edilene Cambraia alerta para o risco de redução significativa na produtividade da mandioca.

Petróleo

Em pronunciamento no Plenário, o senador Lucas Barreto (PSD-AP) ressaltou a importância estratégica da exploração do petróleo na Margem Equatorial, localizada entre a costa do Rio Grande do Norte e o litoral do Amapá. Segundo o senador, a exploração deixou de ser uma vantagem de arrecadação para os estados que seriam beneficiados e se tornou uma questão de soberania nacional.

Educação reage

As escolas da rede pública de ensino do Amapá tiveram aumento no Ideb, da qualidade da educação no Brasil. Nos anos finais do fundamental, do 6º ao 9º ano, o estado foi o que mais avançou entre os demais da federação.

AS ÚLTIMAS

NATUREZA – O Ministério Público Federal (MPF) esteve na comunidade Sapo Seco, em Porto Grande, a cerca de 100 quilômetros de Macapá (AP), na última semana de julho. Na localidade, dentro da Floresta Estadual do Amapá (Flota), o procurador da República João Pedro Becker Santos conversou com moradores sobre ocorrências ambientais reportadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. A diligência, acompanhada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e pelo Corpo de Bombeiros, foi motivada por um novo episódio de mortandade de peixes na localidade, ocorrido em 9 de julho. A equipe percorreu 30 quilômetros pelo rio, em lancha do Corpo de Bombeiros.

SEBRAE – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realiza o Seminário A Inteligência Artificial na Educação. O objetivo é proporcionar uma visão mais ampla sobre como o uso dessas ferramentas podem auxiliar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no empreendedorismo. O seminário acontece na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, dia 27, às 18h. Segundo a gestora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá, Marília Correia, o seminário oferece um melhor diálogo sobre o uso dessas inteligências artificiais para auxiliar nas práticas educativas, a melhor forma de aplicá-las nas instituições.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile