
Economia
A inflação está em alta no Brasil, e não existem pistas de que os preços darão um alívio. Em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um respiro, por causa de uma queda pontual nos preços das contas de luz. Mas será uma breve trégua – acreditamos que a inflação em 12 meses voltará a ficar perto de 5% em fevereiro.
Vetores
Na verdade, a inflação brasileira se manteve acima do limite da meta em janeiro. Segundo os números divulgados pelo IBGE, o IPCA acumulado em 12 meses recuou de 4,8% para 4,6% – o “teto” da meta de inflação é de 4,5%. Mas foi uma melhora breve. Em janeiro, a inflação recuou por um fator pontual: queda das tarifas de energia em 14%. Efeito Itaipu.
Tecnologia
Uma força-tarefa investiga e acompanha a população atingida pelo dano ambiental causado por práticas irregulares em um garimpo ilegal, em Pedra Branca do Amapari. São especialistas da Polícia Científica do Amapá (PCA) que foram acionados para realizar as perícias ambientais com coleta e análise de materiais e varredura com drones.
Inovação
Publicado no site da Finep, o resultado final da etapa de habilitação da Chamada Pública na qual a Finep investiu R$ 100 milhões em recursos não-reembolsáveis. Lançada em 16/10/2024, vai apoiar a implantação ou operação de Parques Tecnológicos em estados que não haviam sido contemplados no edital anterior, de 2021, como o Amapá.
Indígenas
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) seguiu parecer do Ministério Público Federal (MPF) e confirmou a obrigação do estado promover melhoria da educação na Terra Indígena do Parque do Tumucumaque, localizada no norte do estado. O acórdão, proferido pela 6ª Turma do tribunal, determina que o estado regularize o ingresso de professores não-indígenas e retome as atividades letivas na região.
Petróleo e o Amapá
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, diz que sendo possível a licença para prospectar óleo e gés na Margem Equatorial, o Amapá terá a melhor resposta à emergência do mundo” segundo Magda Chambriard.
AS ÚLTIMAS
UNIFAP – A Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amapá, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) e a Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos, realizará, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2025, o XVII Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos. O evento será gratuito, com certificação de 8h, e a programação ocorrerá no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). As inscrições vão até 17 de fevereiro de 2025. Com o tema “Clínicas jurídicas e a defesa dos Direitos Humanos na Amazônia”, com o objetivo a promoção e defesa de direitos humanos na Amazônia por meio de troca de expertises em metodologias clínicas.
PROGRAMA – A coluna apurou ainda que nos dois dias do evento, a programação contará com palestras, mesas redondas, oficinas e workshops, além disso terá o lançamento do Plano Regional de Mitigação dos Impactos do Mercúrio na Amazônia (WWF Brasil).O Plano busca mitigar os impactos da contaminação por mercúrio decorrente da extração de ouro na região amazônica, protegendo a saúde das populações afetadas e preservando o meio ambiente. Ele inclui ações como monitoramento da exposição ao mercúrio, capacitação de profissionais de saúde, controle da contaminação na cadeia alimentar, entre outros objetivos. O plano foi elaborado de forma participativa.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: