Segunda
A segunda-feira é muitas vezes vista não apenas como o início da semana, mas também como uma metáfora para recomeços. Em diversas culturas, este dia é marcado por um renovado compromisso com objetivos e aspirações pessoais. Mas de onde vem essa percepção da segunda-feira como um marco de novos começos?
Feira
Em muitas tradições religiosas, o domingo é considerado um dia sagrado de descanso, reflexão e conexão espiritual, o que faz da segunda-feira o início simbólico da atividade humana regular, uma oportunidade de implementar as reflexões do dia anterior. A motivação para a mudança é um fenômeno interessante.
Saúde bucal
A cirurgiã-dentista Valéria Gabriel diz que o calor excessivo e a desidratação comum nesta época do ano podem afetar diretamente a saúde bucal. Com o aumento da temperatura, há uma maior propensão à desidratação, que pode diminuir a produção de saliva, e a proteção dos dentes contra cáries, doenças gengivais e ferimentos na mucosa oral.
Petróleo
Amapá poderia superar São Paulo como a nova potência econômica, segundo publicação nacional sobre a descoberta de petróleo na Costa do estado. Algo visto como a chave para o futuro energético do país. Mas os desafios ambientais e burocráticos podem atrasar essa transformação. O valor estimado é de R$ 2,4 trilhões na Margem Equatorial.
Agronegócio
Presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento na ALAP, Júnior Favacho vê potencial do Amapá no crescimento da produção de grãos, impulsionado por recorde nacional. Ele diz que o estado também pode aproveitar essa onda de crescimento para alavancar sua própria produção de grãos, especialmente com a futura aprovação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).
Mobilização da saúde
O Programa de redução de filas de cirurgias eletivas está avançando no Amapá.
Em cinco meses, foram realizadas 37 cirurgias no estado de um total de 39.605 na região Norte, segundo programa nacional
AS ÚLTIMAS
EDUCAÇÃO – A educação especial no Sul do estado segue fortalecida com a nova sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Estadual Nazaré Rodrigues, em Laranjal do Jari. O espaço foi entregue pelo Governo do Amapá junto com a reforma e ampliação da unidade de ensino, em agosto. Alunos e profissionais comemoram a sala ampla, equipada e com nova estrutura para a comunidade. A professora do atendimento especializado, Maria Helena Andrade, ressalta que o ambiente fortalece o ensino por proporcionar conforto aos alunos. A Escola Estadual Profª. Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, foi completamente reconstruída pelo Governo do Amapá em quase dois anos.
SANTANA – No dia 21 de setembro, quando se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) marcou presença na 4ª corrida e caminhada inclusiva da Casa da Hospitalidade. O evento, realizado para conscientizar sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, contou com diversas parcerias, evidenciando o compromisso da cidade com a causa. A ação, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à SEMASC, promoveu uma ação de panfletagem, informando os presentes sobre os serviços e atendimentos oferecidos. O objetivo foi aproximar a comunidade dos serviços sociais disponíveis.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: