Reportagem: Desafio Mundial | Fotos: UK Press/Getty Images
Existem alguns segredos sobre viajar de avião que não são revelados durante uma simples viagem de avião. Algumas regras e recomendações são seguidas pelos comissários em todos os voos, mas nem todas as pessoas conhecem os motivos. Ou você sabe o porquê da luz ser reduzida propositalmente durante o pouso e a decolagem? Confira algumas curiosidades que não são reveladas por comissários, pilotos e especialistas!
Alimentação especial para a tripulação
Todo cuido é pouco! O comandante, é a autoridade máxima em um voo, ele não pode comer a mesma refeição que o copiloto. Isso acontece porque, caso um deles passe mal por conta da comida, o outro terá totais condições de assumir o controle do avião. Não se pode correr o risco de os dois passarem mal ao mesmo tempo. Já imaginou a situação? Por isso, também é proibido dividir os pratos.
Tripulantes sem barbas
Além de usar roupas adequadas, os pilotos precisam cuidar da aparência física. Algumas companhias aéreas proíbem que eles usem barbas. O motivo? Isso ocorre porque a máscara de oxigênio pode não encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver com barba sem fazer. Pelo mesmo motivo, o cabelo também precisa estar bem cortado. Melhor evitar qualquer problema! Estar com uma boa aparência também é visto como fundamental para a imagem da companhia aérea.
Tempestades são normais
Tempestades fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional. Ser atingido por raios é muito comum e em quase 100% das vezes não afeta a aeronave. Os aviões já são construídos para suportar isso e os pilotos estão preparados para qualquer emergência. Então fique tranquilo! Pode parecer assustador saber disso, mas a aeronave não vai cair.
Que lugar escolher?
Sentar perto das asas é a melhor opção para quem tem problemas de enjoo. O fundo é onde mais balança. Porém, é indiferente em caso de queda. Isso porque dependendo de como a aeronave cair, tanto os passageiros da frente quando os da cauda podem ser os primeiros a serem impactados. Já o centro da aeronave pode ser o primeiro lugar a se partir ou explodir.
Só simpatia
Você já percebeu que a equipe sempre recebe os passageiros na porta do avião com um sorriso no rosto? Isso tem um motivo! É porque os comissários de bordo têm a função de tranquilizar todos os usuários, as companhias não querem passageiros histéricos. Por isso, é importante que eles consigam manter o bom humor e tratar a todos muito bem. Mesmo que aconteça algum imprevisto durante o voo, eles precisam passar tranquilidade aos passageiros.
Paquerar as aeromoças é assédio
Todos os membros da tripulação devem ser respeitados. Tratar de forma educada os comissários é dever dos passageiros. Paquerar alguma das aeromoças? Nem pensar! Em alguns casos é até aconselhável fazer um pouso de emergência para retirar do avião a pessoa que está causando o mal estar. Já imaginou o constrangimento? Além disso, ela ainda tem o direito de processar o “engraçadinho”.
Cuidados quando os pilotos vão ao banheiro
Quando um dos pilotos vai ao banheiro, um comissário de bordo entra na cabine e aguarda seu retorno. Isso é uma medida de segurança. Outra curiosidade: todos os lavatórios podem ser destrancados por fora. Assim, se alguém morrer ou se machucar lá dentro, um comissário poderá abrir a porta sem dificuldades. Geralmente há um mecanismo de segurança, atrás do sinal de “proibido fumar”, na porta, que permite destrancar o banheiro pelo lado de fora
Porta blindada
Os pilotos se comunicam com os comissários de bordo por meio de uma porta blindada. A conversa acontece através de um interfone. Eles devem conversar uma vez a cada 40 minutos durante o dia, e uma vez a cada 20 minutos durante à noite. Isso serve para garantir que o piloto está bem para trabalhar. Caso aconteça alguma coisa lá dentro, os comissários também têm um código para entrar na cabine.
A luz é intencionalmente desligada
As luzes da cabine de passageiros são reduzidas propositalmente durante o pouso e a decolagem. Isso é feito para que os olhos dos passageiros se acostumem com a escuridão. Dessa forma, em caso de uma emergência, as sinalizações de rotas de fuga serão claramente percebidas. Porém, alguns pilotos e comissários afirmam que isso acontecer para economizar energia.
Deixe Seu Comentário abaixo: