.
Da Redação
O presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre e a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, ambos jornalistas, receberam profissionais da imprensa para o lançamento da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que abriu inscrições nesta quarta-feira (3). O evento ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, na Sala do Conhecimento, às 8h30.
O concurso vai premiar os melhores trabalhos que tratem do universo do empreendedorismo em quatro categorias principais – Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. A novidade deste ano é a criação da categoria especial Jornalismo Universitário, que vai reconhecer a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico por estudantes de Jornalismo de instituições de ensino superior de todo o Brasil.
Para o presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, esse prêmio tem uma finalidade muito específica ao reconhecer e valorizar os jornalistas, eles estão mostrando que o espaço não será preenchido por aqueles que fazem da má notícia e da desinformação, um serviço.
“A desinformação dá tanto trabalho, quanto bem informar e custa elevado preço. Acredito que você pode fazer prosperar ou destruir um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Você pode transformar um negócio pequeno, num grande negócio, se você tratar com a verdade; e você pode destruir um grande negócio, um negócio que demorou uma geração para ser construído, se você fizer um mau jornalismo”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.
A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, reconhece a qualidade do jornalismo do Amapá. “Quero estimular a participação de cada profissional, pois em vários outros estados, vemos a qualidade do trabalho do Arilson Freires, Humberto Moreira, do Evandro Luiz, e de tantos outros que estão na internet, na TV, no rádio, com trabalhos de muita qualidade”, destacou a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.
Concurso
Podem ser inscritos no PSJ conteúdos jornalísticos veiculados de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024 nos diferentes canais da imprensa, bem como em novas plataformas digitais. Cada profissional poderá concorrer com, no máximo, três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por veículo. As mesmas regras e prazos valem para a categoria especial Jornalismo Universitário.
Concorrem à categoria especial Jornalismo Universitário matérias e reportagens publicadas em veículos laboratório de universidades (nas modalidades texto, áudio, vídeo ou foto).
As pautas devem abordar aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. A premiação será realizada em três etapas – a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional. Os vencedores nacionais de cada categoria principal ainda concorrem ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 3 de junho. Os detalhes do regulamento podem ser conferidos no site www.premiosebraejornalismo.com.br.
* São quatro categorias principais: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário.
* Também será concedida uma premiação especial: Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
* Inscrições: de 3 de abril a 3 de junho de 2024.
* Período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer: de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024.
* Temas sugeridos: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, estímulo ao consumo nos pequenos negócios, e acesso a crédito.
* Inscreva-se: www.premiosebraejornalismo.com.br
PSJ
A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira. Na última edição, realizada no ano passado, o prêmio teve um recorde de quase 2 mil trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.
Premiação
O jornalista Evandro Luiz, vencedor na Categoria Vídeo, no PSJ 2023, passou por complicações na saúde na ocasião, e durante o evento de ontem recebeu o seu prêmio, um tablet Galaxy Tab S9 FE, no lançamento do PSJ 2024.
“Nós que fazemos o jornalismo sabemos que não existe eu equipe. Essa matéria foi feita num lugar onde se produz alimentos livres de agrotóxicos. A preocupação foi mostrar que a alimentação reflete na sua qualidade de vida e mostrei de maneira simples. Agradeço a minha esposa Conceição Mira pela contribuição, ao cantor regional Val Milhomem pela música utilizada como trilha sonora e aos colegas de imprensa que me motivaram”, finalizou o jornalista Evandro Luiz.
A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, é coordenado pela gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae, Sândala Barros e pela gestora estadual do PSJ, Denyse Quintas.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: