Lucas Carvalho, do Yahoo Finanças
Recentemente, o iPhone 11 Pro estampou manchetes ao ser utilizado para filmar o novo clipe de Lady Gaga, ‘Stupid Love’. Com o vídeo, a Apple aproveitou para exaltar a qualidade da câmera do smartphone e compará-la a uma câmera profissional.
O mercado de smartphones avançou muito nos últimos anos, principalmente no quesito fotografia. A equipe do Yahoo! foi dar uma volta por São Paulo para tirar algumas fotos com uma câmera Canon 5D Mark II e um iPhone 11 Pro – produtos de faixas de preço semelhantes. Afinal, qual fotografa melhor?
O primeiro teste que nós fizemos foi o de contraste, enquadrando uma flor com o céu claro de fundo. A foto do iPhone preserva muito mais detalhes, mantendo os contornos das nuvens visíveis juntamente com o objeto em primeiro plano. Na foto da Canon, porém, o céu sai excessivamente claro.
Outro teste foi o de profundidade. Um truque que já ficou comum entre celulares é o do modo retrato, que usa software para separar o primeiro do segundo plano e deixar o fundo desfocado. Dá pra fazer o mesmo com uma câmera profissional graças à lente maior. Mas qual faz melhor?
A câmera profissional dá um baile no iPhone e permite mais níveis de desfoque, além de preservar mais detalhes e separar melhor o primeiro do segundo plano. O software do celular, por sua vez, comete mais falhas, misturando o primeiro e o segundo plano, deixando vazamentos que mostram que o efeito é artificial.
Na captura de movimentos, a diferença entre a Canon e o iPhone é mais técnica. Com uma câmera profissional, você pode regular o tempo de exposição, o que permitido ao fotógrafo escolher se ele quer capturar movimentos de forma nítida ou com um borrão.
No caso do iPhone, você não tem escolha. A Apple – e a maioria dos smartphones – mantém o obturador travado na maior velocidade possível, com o objetivo de tirar a foto mais nítida, sem borrões indesejados. Em contrapartida, em algumas fotos, não dá para saber se o objeto está se movendo ou parado.
Já no escuro, a Canon tira fotos mais bem definidas que o iPhone. Mas para chegar nesse resultado, você gasta mais tempo configurando a câmera para balancear a entrada de luz e nitidez das imagens. Já no celular, o resultado vem automaticamente – o iPhone faz tudo por você -, mas nem sempre acerta.
Uma câmera profissional é ideal para quem quer aprender a fotografar e experimentar os diferentes recursos que o dispositivo oferece. Mas se você só quer bombar no Instagram, pode confiar no seu celular. Ele dá conta do recado.
Veja também
- Para que servem câmeras múltiplas em smartphones
- Vale a pena trocar o seu iPhone antigo pelo iPhone 11?
- 5 segredos do Motorola Razr, o 1º celular dobrável do Brasil
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: