
Giovanna Sutto, do Infomoney
Em uma entrevista de emprego, candidatos estão acostumados a serem questionados sobre experiência e habilidades adquiridas em empregos anteriores. Mas se a entrevistadora for Maria Silvia Bastos Marques, presidente do Conselho do Goldman Sachs no Brasil, a pessoa terá uma vivência diferente. A executiva de 62 anos pergunta ao candidato: “conte tudo de errado o que já fez e o que aprendeu com isso”. E se a pessoa responder que não errou, não é contratado.
Maria Silvia Bastos foi presidente do BNDES, a primeira mulher a presidir a CSN, secretária municipal da Fazenda do Rio de Janeiro e presidente da Icatu Seguros.
Dama de aço

Depois de presidir o BNDES, Maria Silvia Marques é a nova presidente do Goldman Sachs no Brasil | Foto: Ag. Brasil
A CEO falou à Infomoney e destacou o trabalho em equipe. “Sempre tive uma equipe muito forte para me dar suporte e orientação: diretor jurídico, compliance, auditoria. Se em algum momento eles falavam ‘não’,eu obedecia, porque eles eram melhores no que estavam fazendo”.
Maria Silvia revela que valoriza colaboradores que têm capacidade analítica e raciocínio lógico. Características estas, segundo a executiva, que são fundamentais para atuar no mundo dos negócios.
Ao falar da sua trajetória, ela diz que sempre foi para lugares motivada pelos desafios.
No fim do ano passado, a executiva lançou a autobiografia “Vontade Inabalável”. Sobre a obra, comentou ter percebido que todas as funções que ocupou sempre estiveram ligadas a momentos importantes do país, desde plano Real, crise de 2008 até o impeachment de Dilma Rousseff.
Deixe Seu Comentário abaixo: