Banner
Instrutora e poledancer Luciana Ericeira no Marco Zero do Equador, em ensaio fotográfico | Katze Fotografia
Cultura

Empoderamento e boas energias com o “Pole no Meio do Mundo”

Governo Estadual Header

Da Redação

O monumento do Marco Zero do Equador ganhou muito mais leveza, graça e beleza com uma inédita apresentação da arte do “Pole Dance”, com direito a um super ensaio fotográfico, realizado no apagar das luzes do ano de 2021, em Macapá. O projeto do primeiro “Pole no Meio do Mundo” surgiu de um convite do fotógrafo Harold Tavares, do estúdio Katze Fotografia, que já vinha realizando um projeto de fotografia com mulheres que nunca tinham experimentado a sensação de serem fotografadas por um profissional, projeto este entitulado “Arte na Pele”.

E assim em sintonia com este projeto, Harold propôs à instrutora de Pole Dance Luciana Ericeira, do Pole da Lu, e à marca de lingerie Sakura Lingerie, que levassem não só a fotografia mais a também a experiência com o Pole Dance para o maior monumento turístico da capital do Amapá. Daí foram convidadas duas mulheres que nunca haviam tido contato com o Pole Dance. Foram convidadas Kesia Cunha, a dona da marca de lingerie, e a trancista e bacharel em direito Thawanna de Paula. “Foi marcado uma aula de Pole para que elas aprendessem os movimentos e foi marcado o ensaio fotográfico. E o resultado foi destas mulheres descobrindo a beleza, o poder e a força do Pole Dance”, derrete-se Harold.

Para ele, os trópicos garantem, historicamente, às mulheres, um papel de visibilidade. “Trazê-las, e fotografá-las, nesse cenário, é fazer os opostos do mundo, polarizados, convergentes. É recuperar o papel da mulher como sujeito que de fato move o mundo. Olha, para maioria das mulheres, aceitar ser fotografada, e se permitir participar de um ensaio fotográfico ou algo novo do seu cotidiano como o pole dance, não é fácil. Eu sei que são muitas dúvidas, medos e inseguranças, que precisam ser superados antes de dizer sim”, completa.

Making in off

Ainda sobre os ensaios, ele lembra que tem gente que fala: – Ai, mas eu não tenho perfil de modelo… – Ai, mas eu estou velha/gordinha/feiosa… – Ai, mas eu não sei posar… “E a cada dia eu percebo mais que nada disso importa quando a gente fala de arte. Tudo o que eu queria é que todas as mulheres tivessem a chance, pelo menos uma vez, de se redescobrir”, diz o profissional.

Energia

E por que essa edição foi feita no Monumento Marco Zero do Equador? O que isso simboliza? Harold diz que um pensador já afirmou que o corpo fala. “Mas na Linha do Equador, ele grita. Um grito sufocado pela alienação, pelo preconceito, pela subalternização. Ele grita através das imagens, reivindicando dignidade, emancipação, participação e visibilidade. O grito de excluídos, de marginalizados. O grito que a liberta das amarras da falsa tutela, da pseudoproteção. Ele grita por essência, e por sua existência. Ele grita por isonomia, igualmente, mas acima de tudo, equidade. Ele grita por ser único, portador da vida, detentor do saber que faz o mundo girar. Que faz os polos se reencontrar”, encerra o artista.

Na pele

Pensando nisso, se propôs levar um pouco de arte para vida dessas pessoas, que por alguma razão não acreditam em si mesmas, eu decidi criar esse projeto novo. “No dia 31 de outubro de 2021, pedimos ajuda do público nas redes sociais para o lançamento do Projeto Arte na Pele, onde escolhemos três mulheres que nunca foram fotografadas profissionalmente para receberem de presente essa experiência. Onde ganharam um ensaio fotográfico comigo e com minha equipe e, de presente, puderam escolher a melhor foto do ensaio, editada com muito carinho por mim, sem nenhum custo.

As três fotos foram publicadas na página do Instagram do @katze.fotos.

Indicação

Se você quiser se inscrever ou indicar alguém pra participar, compartilhe essa informação com aquela mulher incrível que você conhece e que merece se redescobrir, tenho certeza que ela vai te agradecer pra sempre, por proporcionar esse presente mágico, que muda a vida das pessoas. É só acessar o link de inscrição que está na biografia do Instagram @katze.fotos.

Leia também:

O ideal é que o convite seja feito para mulheres maiores de 18 anos, e que nunca foram fotografadas profissionalmente. Atualmente o Projeto Arte na Pele está na 5ª edição com o Pole Dance no Meio do Mundo com o apoio do Pole da Lu e Sakura Lingerie.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner