Banner
Empresária brasileira Cristina Boner, que faz lançamento de campanha contra fake news | Foto: I. Ressoar
Economia

Empresária que conquistou Bill Gates faz campanha contra Fake News

Governo Estadual Header

A empresária que conquistou Bill Gates e hoje é mega empresária de TI, fez um apelo para as pessoas pensarem e avaliarem as notícias antes de clicar e compartilhar. Segunda a empresária, ela mesma foi vītima de fake news ano passado e contou na sua página no Facebook todo a repercussão negativa que as notícias falsas tiveram nela, na sua empresa e na sua família.

Segundo o site 30secondes, Notícias falsas são uma invenção – uma mentira criada a partir do nada – que toma a aparência de notícias reais com o objetivo de enganar as pessoas. Isto é o que é importante lembrar: a informação é falsa, mas parece verdadeira.

Isso é lógico! Se parecer mentira, não será acreditado. Notícias falsas é um pouco como um boato falso, mas em grande escala …

Assim como a informação verdadeira tem muitos rostos, as notícias falsas também podem aparecer de várias formas. Aqui estão alguns deles.

Notícias falsas políticas

Esta é a principal razão pela qual tem havido muita conversa sobre notícias falsas nos últimos anos: por causa do número de itens durante a campanha eleitoral presidencial de 2016.

Por exemplo, o site da ETF News publicou a seguinte notícia falsa: “Papa Francisco Choca Mundo, Endossa Donald Trump para Presidente”. Este artigo recebeu mais de 960.000 curtidas, comentários ou compartilhamentos. Mas isso foi uma mentira! E de todas as notícias – verdadeiras e falsas – publicadas durante a eleição presidencial americana, essa notícia falsa foi mais compartilhada.

Notícias falsas espetaculares

Às vezes, as notícias falsas são compartilhadas porque são sensacionais. Gosto deste item sobre um acidente de automóvel supostamente causado por jogar Pokemon Go. Nesse caso, os autores usaram uma foto real, mas deram um título que não tinha nada a ver com a realidade.

Este é um truque usado frequentemente por aqueles que inventam notícias falsas. Este item foi compartilhado 60.000 vezes no Facebook e recebeu 150.000 curtidas. Graças a essa notícia falsa, alguém ganhou dinheiro com a receita de anúncios.

Notícias falsas que encenam uma celebridade

Celebridades atraem atenção. Um exemplo foi este item inventado em 2017 por um site, The Mackenzie Post, alegando que Leonardo DiCaprio havia dito à People (uma verdadeira revista americana) que ele queria se mudar para Baie-Saint-Paul para morar em uma fazenda. Esta notícia foi compartilhada centenas de vezes, mas foi totalmente falsa.

E isso não é tudo: esse item foi republicado exatamente com o mesmo texto, mas com outras celebridades.

Notícias falsas que tentam vender algo

Parece que comer bananas por 12 dias é uma boa cura de desintoxicação para perder peso! Também previne dores de cabeça, ajuda a dormir melhor, etc. Em suma, é um verdadeiro milagre… e obviamente 100% falso.

Notícias deste tipo inundam a Internet, e os jovens são frequentemente os alvos preferidos: dieta milagrosa para perder 10 quilos em uma semana, para se tornar um atleta melhor, para se sair bem nos exames, etc. Você deve lembrar que, obviamente, só porque isso foi compartilhado por um amigo e não é verdade, e só porque é promovido por sua celebridade favorita não o torna mais verdadeiro! Todos suspeitam que há muitos anúncios ocultos na Web, especialmente no Instagram, mas tendemos a esquecer isso quando é dito por uma pessoa de quem gostamos. Por exemplo, um blogueiro que lança um chá especial para perder peso e ter uma barriga lisa… Mas se esse produto for vendido por US $ 60 por mês, é uma boa ideia pensar duas vezes antes de se comprometer com essa despesa.

O próprio blogueiro pode acreditar. Mas também é possível que ela esteja sendo paga para vender este produto – e nada a obrigue a nos dizer.

Notícias falsas que criam medo

De acordo com um post que circulou no Facebook uma vez, palhaços do mal estavam circulando em Saint-Jérôme. Este post foi compartilhado mais de 63.000 vezes.

Talvez algumas pessoas tenham visto isso como uma brincadeira, mas muitos acreditavam, porque o medo de palhaços do mal – que é um boato falso – é bastante difundido e tem gerado temores em todo o mundo desde então.

Notícias falsas que promovem ideias racistas

Em 2017, esta foto foi publicada na web por um grupo anti-imigração. As pessoas estavam com raiva de ver um ônibus cheio de mulheres veladas.

Mas estas não são mulheres veladas. Se você levar alguns segundos para olhar a foto com cuidado, verá que, na realidade, eles estão vazios!

Este é um exemplo de publicação que contribui para sustentar o medo dos outros. É também um exemplo de publicação que atinge principalmente pessoas que já têm algum medo quando pensam em um grupo diferente do deles. Em vez de iniciar uma discussão ou um diálogo, esse tipo de publicação serve para aumentar o medo ou a intolerância. Embora fosse completamente falso, você deve saber que esta publicação gerou muitos Likes , comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

Notícias falsas que sustentam ideias sexistas

De acordo com a mesma lógica, é muito fácil lançar rumores ou informações sob medida para sustentar idéias errôneas sobre as mulheres.

Vários memes como esses são publicados na web. Este post, circulando no Facebook e no Instagram, mantém a ideia de que as meninas são superficiais, enquanto os meninos realizam grandes feitos! Sob a capa de uma piada, este post é abertamente sexista.

Notícias falsas que sustentam mitos e conspirações
Há também mitos e lendas urbanas na web. Por exemplo, os Illuminati que “controlam o mundo”, os OVNIs, os militares dos EUA estão “escondendo de nós”, pessoas que afirmam que a Terra é plana…

Obviamente, isso é absurdo, mas circula amplamente na Web e nas mídias sociais. Há um enorme número de vídeos de conspiração no YouTube também.

Brincadeiras

O principal objetivo de uma farsa é nos atrair para uma armadilha. Como uma piada do primeiro de abril.

Uma águia dourada voa para longe com uma criança em um parque. Esta brincadeira foi criada por estudantes de animação 3D. O vídeo foi visto 8 milhões de vezes, segundo o jornal La Presse . Muitas pessoas acreditavam que era verdade. Essa foi uma piada construída deliberadamente para enganar as pessoas. Felizmente, os estudantes rapidamente revelaram como haviam planejado nos enganar.

Sátiras

As coisas são um pouco diferentes com a sátira. O objetivo é fazer as pessoas rirem, como esta publicação da The Onion . No entanto, as sátiras podem causar confusão. Em Québec, Le Journal de Mourréal e La Pravda são locais satíricos. Suas publicações são engraçadas, mas se você vê apenas as manchetes nas mídias sociais, elas podem enganar as pessoas. Entre as 65 mil pessoas que compartilharam esta informação no Facebook que os Hells Angels demonstraram contra a legalização da cannabis, alguns acreditavam que era uma notícia de verdade.

Em entrevistas que eles concederam, os autores por trás do Journal de Mourréal confidenciaram que eles sabiam que alguns leitores seriam enganados, mas eles acreditam que cabe a eles exercitar suas habilidades críticas.

Opiniões e alegações apresentadas como fatos

Uma opinião não é uma mentira fabricada. A pessoa pode acreditar de boa fé. Mas se a opinião ou a alegação é apresentada como a verdade, isso pode causar confusão. Isso porque uma opinião não é um fato e uma alegação também não é um fato comprovado.

Certos tipos de mensagens recebidas por mensagens privadas

Algumas notícias falsas circulam em mensagens privadas. Isso pode ser por texto, por email ou pelo Messenger. Por exemplo, tentativas de fraude por texto são comuns.

Você nunca deve enviar dinheiro ou clicar em um link enviado por uma pessoa desconhecida. Bancos, governos e a polícia não se comunicam por texto. Clicar em um link pode permitir que um fraudador hackeie seu telefone. Os rumores também podem circular em aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou o Snapchat. Muitas vezes, as pessoas são solicitadas a alertar seus amigos sobre uma ameaça. Participar desses rumores pode ser perigoso.

Na Índia, trinta pessoas morreram depois de boatos circulados no Whatsapp. A mesma coisa aconteceu na Nigéria, onde 11 pessoas morreram por causa de fotos falsas que estavam circulando. Houve também incidentes semelhantes no México.

Você deve perceber que, se realmente houver um perigo, a polícia alertará o público por meio de outros canais, como a TV ou suas próprias contas de mídia social. Você não deve espalhar rumores ou avisos quando não conhece a fonte.

Certos tipos de vídeos do YouTube

O YouTube é para diversão, mas também é uma fonte de informações. Até vídeos engraçados podem tentar influenciá-lo.

Neste caso, Mouton lucide (Lucid Sheep) faz um vídeo cômico para explicar por que o flúor adicionado à pasta de dente é perigoso. Mas ele está errado nos primeiros segundos quando afirma que o flúor é tóxico. Isso é verdade, mas apenas em grandes doses. Este é o caso de todas as substâncias. Como dizem os químicos, “é a dose que faz o veneno”.

Existem apenas três casos na história de pessoas que foram envenenadas por flúor… incluindo uma mulher que comeu um tubo de creme dental todo dia! Em pequenas doses, como na pasta de dentes, o flúor protege os dentes.

Existem centenas de vídeos como este no YouTube em inglês. Você deve sempre se perguntar se um YouTuber possui as qualificações necessárias para falar sobre um determinado assunto. Especialmente se este é um assunto sobre saúde!

Vídeos manipulados com celebridades…

Vídeos falsos existem há muito tempo. Mas até recentemente, isso só aconteceu em Hollywood. Foi preciso muito talento e tempo para fingir um vídeo.

Deepfake é uma nova tecnologia que usa inteligência artificial para vídeos falsos. Com um aplicativo que pode ser baixado, as imagens são usadas para “ensinar” a inteligência artificial a imitar um rosto. Quando isso é feito, o software pode inserir o rosto em qualquer vídeo.

Os resultados nem sempre são convincentes, mas isso é apenas o começo. A tecnologia certamente irá melhorar. E isso permite que qualquer pessoa falsifique um vídeo, mesmo sem talento.

Isso pode parecer engraçado, mas é preocupante. Imagine se alguém criasse um vídeo falso do presidente dos Estados Unidos declarando guerra… De qualquer forma, esse tipo de tecnologia preocupa muita gente!

Só porque você não concorda com uma opinião não significa que é uma notícia falsa
Tenha cuidado para não considerar uma opinião como uma notícia falsa só porque você discorda dela. Um político, sempre que ele é criticado, pode ser tentado a dizer que é uma notícia falsa, mas isso seria desonesto. Primeiro você deve se perguntar se a crítica é baseada em fatos ou opiniões .

Todos têm direito à sua opinião:

as pessoas que dizem não gostar de um político específico ou de um filme específico não podem ser acusadas de publicar notícias falsas. Por outro lado, as pessoas que atribuem declarações ou diálogos completamente inventados a um político ou filme que não gostam publicaram notícias falsas na tentativa de apresentar sua opinião como a verdade.

Leia também:

Saiba mais sobre a trajetória de Cristina Boner em entrevista franca

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner