O Sebrae realiza neste fim de semana a Feira de Produtos do Campo, juntamente com a 13ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares). A abertura foi na noite de sexta-feira (01), com excelente público, no estacionamento da sede do Sebrae em Macapá. A feira rural tem como objetivo comercializar de produtos da agricultura familiar, entre eles, frutas, folhosas e tubérculos (mandioca), pescado, polpas de frutas e aves abatidas. A feira apresentava horários diferenciados; no dia 1º de junho, das 17h às 21h; no dia 2 de junho, das 8h às 12h e das 17h às 21h e no dia 3 de junho, das 8h às 12h.
De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agroindústria do Sebrae, Larissa Queiroz, são 52 expositores, entre eles, produtores rurais, pescadores, empresários de agroindústrias, empresário da panificação e empresário de flores ornamentais, que estarão comercializando com preços diferenciados, produtos de qualidade reconhecida.
Os agricultores e produtores mostram os atrativos do Distrito do Pacuí (Tracajatuba 1 e 2), Salamito; Itaubal (Inajas e Curicaca); Macapá (Km 9, Vila do Cheiro Verde, Vila do Coração, Vila do Trem, Mel da Pedreira,); Porto Grande (Colônia Agrícola do Matapi, Perimetral Norte, Campo Verde, Nova Canaã e Estrada de Ferro).
Espaços
O evento apresenta um Espaço de Alimentação, onde o vinho do açaí será batido na hora, assim como os acompanhamentos serão servidos assados e fritos, e o café colonial; no Espaço Cultural apresentação de música com o cantor Cley Lunna; o Espaço Rodada de Negócios, permite um ambiente de encontro de negócios entre compradores e fornecedores de produtos oriundos da agricultura. Possibilitando o acesso a novos mercados; estimular parcerias entre empresas e proporcionar o aumento do poder de competitividade.
A diretora-técnica do Sebrae, Isana Alencar, disse que a Feira de Produtos do Campo, apresenta para toda sociedade amapaense os produtos da agricultura familiar. “Os produtos que tem apoio do Sebrae e que assim tem o poder de colaborar com fixação do homem no campo, por meio de oportunidades de negócio. Vamos promover os produtos, diversão com a programação cultural, e será um momento em que todos irão poder verificar que é possível produzir no nosso Estado e que podem ser competitivos”, diz.
Festival Brasil Sabor chega à sua 13ª edição em Macapá
A 13ª edição do Festival Brasil Sabor, no estacionamento do Sebrae Amapá, paralelamente à realização da 4ª edição da Feira de Produtos do Campo, fez o local respirar gastronomia neste fim de semana em Macapá. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer 16 pratos preparados com produtos regionais ao preço único de R$ 12, uma estratégia que poderia até ser chamada de ‘inclusão gastronômica’, afinal os pratos a preços populares acabam por ser um chamariz para que o público possa identificar prato, chef e empreendimento para conhecer depois, com a família.
O festival é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel-AP) em ação consorciada com os parceiros Serviço Brasileiro de Apoio de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Macapá e Governo do Estado.
O superintendente do Sebrae, João Alvarenga, diz que a entidade está feliz com o apoio dado ao setor de gastronomia, que vem mostrando resultados. “De toda a cadeia produtiva do turismo, a gastronomia foi a que mais cresceu no Amapá, sem dúvida alguma”, comemorou o executivo do Sebrae-AP.
Conheça pratos apresentados na mostra com apelo regional
Pirarucu 313
Pirarucu grelhado sobre cama de banana da terra, acompanhado de risoto de jambu e redução de tucupi.
Camaróca
Massa de tapioca com camarão regional salgado, queijo coalho e temperos regionais. A massa é recheada com dois sabores: queijo com camarão rosa, e tucupi com jambu e camarão rosa.
Mujica Sumano
Caldo a base de tucupi e farinha da região com camarão e jambu, acrescido de temperos regionais como cheiro verde, chicória, tomate e cebola.
Moqueca Soçaite
Releitura regional da moqueca, acrescida de caranguejo, camarão e temperos amazônicos, acompanhado de arroz de chicória e farofa crocante com castanha do Brasil.
Marujada Amapaense
Escalope bubalino ao molho ferrugem com castanha do Brasil, acompanhado de purê rústico de macaxeira e banana chips.
Lasagna da Roça
Massa artesanal de espinafre indiano, molho de linguiça artesanal com pimenta dedo de moça e de cheiro, besciamella com piixi e queijo manteiga.
Risoto do Meio do Mundo
Risotto de maniçoba acompanhado de crocante de farinha de mandioca e torresmo.
Choripan Amazônico
Sanduíche de linguiça artesanal Hermano com toques da gastronomia regional, servido em pão especial, linguiça artesanal regional da Charcutaria Salviano e molho especial.
Ribeirinho Gourmet
Pão francês redondo, blend de acém e fraldinha, recheado com flocos de muçarela, camarão regional caramelizado ao molho do chef, creme de queijo regional, alface e tomate.
Caprese do Amapá
Burguer bovino, com muçarela de búfala derretida, pesto de jambu com castanha do Brasil e tomate confitado.
Banoffe Bertolucci
Farofa doce de biscoito, doce de leite artesanal, banana da região, creme chantilly e ganache de chocolate.
Torta tropical Araguary
Casquinha crocante de biscoito maisena, recheado com mousse de limão com hortelã e pedaços de abacaxi.
Coco da Amazônia
Chopp em formato sacolé, com leite de coco natural, adicionado de lácteos e açúcar; envolvido em doce caseiro de cupuaçu com pedaços de castanha de caju.
Costelinha Marabaixo
Costelinha de porco ao molho agridoce com redução de cerveja preta, acompanhado de baião com queijo manteiga em chiffonade de chicória, farofa de toucinho e fritas.
Steak Carnot
Criação do chef Antonio Gibson, do Steak Express Grill. Costela suína no molho barbecue com purê de pupunha e farofa de castanha do Brasil.
Soul da Amazônia (Alma da Amazônia)
Peixe ao forno com ervas e molho cítrico, acompanhado de arroz cremoso de castanhas e parmesão.
CURIOSIDADES
– Com o tema “Original do Brasil”, a 13ª edição do Festival Brasil Sabor tem 16 pratos inéditos, servidos por restaurantes, hamburguerias e docerias e que foram inspirados na culinária amapaense.
– O evento acontece paralelamente à 4ª Feira de Produtos do Campo, com a produção local de frutas, vegetais, pescado, polpas de frutas, e até mesmo o açaí.
25 mil
Este foi o público estimado nos dois dias de evento no estacionamento do Sebrae em Macapá.
Deixe Seu Comentário abaixo: