Banner
Carolina destaca a presença de 2 mil marcas, 22 países, 26 unidades federativas e 14 municípios na Abav Expo.
Entrevista

“Hoje, os agentes de viagem são verdadeiros consultores de vendas”

Governo Estadual Header

Cleber Barbosa, da Redação

Como foi planejada a 51ª edição da ABAV Expo?
Ana Carolina Medeiros – A ABAV anualmente lança um edital para que cidades e estados se candidatem a receber a feira. O Governo do Distrito Federal, por meio do secretário de turismo Cristiano Araújo, com o apoio do governador e outras entidades, participou do edital. A ABAV considera diversos critérios e temos um conselho que faz essa avaliação. Na ocasião, o Distrito Federal apresentou a melhor proposta.

Quantos expositores nacionais e internacionais estarão presentes? Qual é a expectativa de público?
Carolina – A ABAV Expo 51 conta com quase duas mil marcas confirmadas. Teremos representantes de 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 14 municípios. Estamos estimando cerca de 30 mil visitantes, ou seja, aproximadamente 10 mil por dia. Esse é o público que sempre aguardamos para a feira, e as inscrições demonstram essa expectativa. Inclusive, em um dos dias, nosso link de inscrições precisou ser reiniciado devido ao alto número de acessos.

Você traz dois palestrantes focados no turismo 60+, Ana Carolina Melo e Ariel Figueroa. Quais são as maiores necessidades desse setor?
Carolina – Buscamos esse público porque é um grupo que viaja bastante e tem uma participação significativa no turismo mundial, não só no brasileiro. Nosso objetivo é que as agências de viagem, operadoras e todos os presentes na feira tenham contato com especialistas nesse segmento, para que troquem experiências e discutam as necessidades, promovendo um turismo cada vez mais especializado. Cada pessoa tem suas necessidades específicas. Nunca falamos, por exemplo, sobre o turismo infantil, sobre onde levar crianças pequenas ou idosos, ou como viajar com pessoas com necessidades especiais. Estamos trazendo essas questões para a ABAV Expo, para que operadores e líderes políticos percebam a importância de se adaptar e promover um turismo direcionado para cada grupo.

Como a ABAV orienta seus associados sobre nichos como afroturismo, turismo acessível e para crianças e adolescentes autistas?
Carolina – Temos buscado orientar e capacitar nossos associados para que conheçam cada vez mais os direitos, deveres e necessidades desses públicos, porque sabemos que existem especificidades. Precisamos tratar os diferentes de forma adequada. Por exemplo, uma pessoa autista pode ser muito sensível ao volume de som. Então, não faz sentido oferecer uma viagem para um show de rock, pois pouquíssimos autistas conseguiriam suportar isso. Temos que buscar nichos específicos para garantir que a viagem seja saudável, divertida, prazerosa e realizadora de sonhos.

O papel dos agentes de viagem mudou ao longo dos anos? Como é o agente de viagens hoje?
Carolina – Sim, mudou bastante. Se olharmos para 50 anos atrás, o papel do agente de viagens era basicamente emitir passagens e fazer reservas de hotel. Hoje, os agentes são verdadeiros consultores de vendas. Eles buscam proporcionar uma experiência personalizada, o que exige estudo, aprimoramento e profissionalização constantes para se destacar em um mercado altamente competitivo. Além disso, o agente precisa oferecer um serviço completo, desde orientação sobre legislação de outros países, seguros, vacinas, até entender os gostos e preferências do cliente. O consultor de viagens precisa ser eclético e buscar realizar os sonhos do cliente dentro das suas possibilidades financeiras.

Quais são as principais novidades da ABAV Expo deste ano? A próxima edição já tem data e local definidos?
Carolina – Sim, a próxima edição será no Rio de Janeiro, no Riocentro, de 8 a 10 de outubro de 2025. Entre as novidades deste ano, temos a 1ª Jornada do Turismo 2030, nos dias 26 e 27, que abordará o papel do turismo nas questões climáticas. Teremos várias capacitações, incluindo palestras sobre a nova Lei Geral do Turismo, explicando suas vantagens para agentes e operadores de viagem. Além disso, teremos novos expositores e uma ampla programação. Outra novidade é o Desafio ABAV, a primeira experiência de gamificação no evento, que sugere trilhas para os participantes explorarem o espaço enquanto concorrem a prêmios. Esta será uma feira diferenciada, com uma disposição inovadora, pois será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e não em um galpão de exposição, como normalmente acontece. Teremos 60 capacitações, entre treinamentos, debates, fóruns e atualização de legislação. Serão poucos dias para muitas atividades. ■

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner