Banner
SETUR faz diagnóstico das potencialidades turísticas de Cutias do Araguari e Pedra Branca do Amapari | GEA
Turismo

Interior do Amapá terá inventário sobre suas atrações turísticas

Governo Estadual Header

Cleber Barbosa, da Redação

Os municípios de Cutias do Araguari e Pedra Branca do Amapari receberam nesta semana, uma equipe do Governo do Amapá para realizar ações de fomento ao turismo em cada região. Durante os trabalhos foram feitos diagnósticos das potencialidades das cidades para elaboração de inventários com oferta turística e guia institucional.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Estado de Turismo (Setur), busca identificar e promover atrativos dos 16 municípios, atendendo tanto o público local, quanto visitantes de outros estados e países. A ideia é colocar o Amapá nas principais rotas de turismo no Brasil, fortalecendo os setores de empreendimentos e serviços.

O inventário turístico vai disponibilizar informações importantes aos visitantes como os meios de hospedagem, rede gastronômica, atrativos naturais e culturais de cada local. Em 2023, os técnicos da Setur já concluíram inventários das cidades de Mazagão, Santana, Ferreira Gomes e Porto Grande.

A intenção, após finalizar o estudo no setor de todos os municípios, é lançar, até 2024, uma plataforma digital com acesso aos dados do turismo no Estado.

Cadastur 

Outro objetivo da ação foi reforçar a participação dos empreendedores de Cutias e Pedra Branca no Cadastur, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Setur, que certifica a regularidade de pessoas físicas e jurídicas para atuarem no setor de turismo.

Um dos principais recursos da plataforma é disponibilizar guias completos, de atrações e serviços, do Amapá aos turistas de todo o Brasil.

O cadastramento é gratuito e obrigatório para empresas de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos e guias de turismo.

O profissional deve acessar o site do Cadastur, com login e senha da conta gov.br e, em seguida, escolher a atividade que desempenha. É preciso preencher o formulário eletrônico e assinar o Termo de Responsabilidade Eletrônico para, então, enviar a inscrição. A solicitação será analisada e o cadastro, homologado. O certificado de regularidade será disponibilizado em até 5 dias úteis, se estiver de acordo com a legislação. Todo o procedimento é gratuito e leva poucos minutos.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner