Banner
Iraçu Colares (à esquerda) com demais autoridades da CNA em Paris, França | Divulgação
Economia

Iraçu Colares, da FAEAP, participa em Paris da abertura de sessão da OIE

Governo Estadual Header

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa neste domingo (20), da abertura oficial da 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que acontece até sexta (25), em Paris. O presidente da CNA, João Martins, afirmou que esse evento é um marco histórico para a pecuária brasileira, uma vez que Amazonas, Amapá, Roraima e parte do Pará serão reconhecidos pela OIE como estados livre de febre aftosa com vacinação, tornando assim, o Brasil totalmente livre da doença.

Esse reconhecimento só foi possível graças ao empenho e trabalho dos produtores rurais, da CNA, das Federações, dos Sindicatos e de diversas instituições do país. “Estamos aqui para receber o título do Brasil livre de aftosa com vacinação, da Amazônia até o Rio Grande do Sul. A partir de agora, nós teremos condições de negociar nossa carne com outros países”, destacou Martins.

De acordo com o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Decio Coutinho, durante toda a semana a CNA participará de debates técnicos sobre mudanças no código sanitário internacional, tanto dos animais terrestres, como animais aquáticos de diversos países. “Será uma programação bastante intensa, mas muito técnica e focada na pecuária brasileira”.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, discursou na abertura do evento e destacou a importância da luta do país na erradicação da febre aftosa.

Na terça-feira (22), o presidente da CNA lança o sistema de rastreabilidade de carnes, o Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace), para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina.

Participam também da assembleia da OIE a presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina, os presidentes das Federações de Agricultura do Amapá (FAEAP), Luiz Iraçu Colares, de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões, do Rio Grande do Sul (FARSUL), Gedeão Silveira, de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, além do Diretor Geral do Senar, Daniel Carrara e da Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner