Banner
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (PR-AP) | Foto: Jaciguara Cruz/Decom/ALAP
Política

Kaká Barbosa quer levar Anglo American “para dentro” da CPI da Zamin

Governo Estadual Header

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Kaká Barbosa (PR-AP), defende que a mineradora Anglo American seja levada “para dentro” da CPI da Zamin, em curso na Casa. Falando a CleberBarbosa.Net nesta terça-feira (03) o dirigente do Legislativo Estadual comandou uma sessão extraordinária que marcou o fim do primeiro semestre e ratificou que os trabalhos das comissões técnicas não irão ser interrompidos no período do recesso parlamentar de julho.

Para Kaká, que diz ter visitado a região de Pedra Branca do Amapari recentemente, o desaquecimento da economia local é extremamente preocupante. “É um absurdo o que eles fizeram com o Estado, deixando muita gente até hoje em grandes dificuldades, tanto lá no município onde estão as jazidas, em Pedra Branca [do Amapari], como também em Serra do Navio e principalmente em Santana, onde as comunidades estão quebradas financeiramente, com muita gente desempregada”, disse Barbosa.

O presidente Kaká Barbosa diz que sua gestão vem envidando todos os esforços em garantir o apoio institucional e logístico para que a CPI da Zamin possa avançar e produzir resultados. “Trazer a Anglo American para dentro do problema é o pensamento da CPI, pois os deputados que integram a Comissão entendem que ela tem sim responsabilidade sobre as ações de sua sucessora, indicada por ela”, disse o dirigente da ALAP.

Por força contratual, a Anglo responde solidariamente pelas medidas não honradas nas condicionantes para a sucessora Zamin voltar a operar, recuperar o porto de minérios e sanar todos os passivos.

Ainda de acordo com declarações de Barbosa, existem várias frentes atuando na resolução do problema, especialmente das dívidas com colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço do Sistema Amapá, como os ministérios públicos Federal e Estadual, a Justiça Federal e a própria CPI da Zamin. “Acreditamos que nesse novo momento por que passa o Legislativo Estadual, de diálogo e entendimento com as instituições do estado, haveremos de encontrar juntos uma rápida solução para este caso, onde tanta gente está sofrendo, inclusive as vítimas do acidente com o porto, em que as famílias dos mortos encontram-se totalmente desamparadas pela empresa”, completou Kaká.

Pauta

Para esvaziar a pauta de votações, a sessão extra convocada para esta terça-feira registrou um bom público e quorum qualificado para votar projetos de interesse do Governo do Amapá, do Ministério Público Estadual e um da própria ALAP, de autoria de Kaká Barbosa, que reconhece formalmente a Associação dos Maranhenses Radicados no Amapá. Os deputados ainda deliberaram sobre a agenda de sessões deliberativas para o período eleitoral de agosto e setembro, convergindo todas as matérias para votações em uma única reunião ordinária semanal, às terça-feiras, conforme previsão no Regimento Interno da ALAP.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner