Banner
Dupla, dona de hits da década de 80, se apresenta no domingo, 29, no Parque do Forte, na orla de Macapá | GEA
Cultura

Kleiton & Kledir em show na 1ª Folia Literária Internacional do Amapá

Da Redação

Betral
Acumulando sucessos e marcando gerações, a dupla Kleiton & Kledir apresenta a Música Popular Brasileira (MPB) em show no domingo, 29, último dia da 1ª Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, que é totalmente gratuito, reunirá escritores de várias partes do Brasil e do mundo a partir de sexta-feira, 27, no Parque do Forte, na orla de Macapá. A programação conta ainda com saraus, oficinas, palestras, piquenique e intervenções culturais.

O sotaque não nega as origens dos irmãos Ramil, que nasceram em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e ficaram conhecidos por exportar a música gaúcha moderna não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Através de um repertório único e da contextualização sulista, os artistas se consagraram no cenário musical.

“Ser feliz é tudo que se quer” é um dos trechos de “Paixão”, música que a dupla lançou em 1981. A canção marcou uma série de apaixonados e trouxe reconhecimento nacional e internacional para os gaúchos. Lembrada por gerações, ela foi trilha sonora de Orgulho e Paixão, novela de 2018, da TV Globo.

OUÇA E CANTE AS MÚSICAS DE KLEITON E KLEDIR

Já na animada “Deu pra ti”, sucesso do mesmo disco, os irmãos Ramil trazem o jeito único e essencial do dialeto gaúcho para os holofotes. Utilizando expressões como “tchurma do Bonfim” e “tri afim”, as expressões tornaram-se conhecidas e atemporais.

A contribuição para a cultura brasileira fez a dupla disparar internacionalmente. Com shows nas Américas do Norte, Latina, Oriente Médio e também Europa. Kleiton & Kledir puderam mostrar a beleza da cultura gaúcha em lugares como Miami, Los Angeles e Paris.

Além disso, a dupla se consagrou com composições que ganharam a voz de grandes cantores da música nacional, como Nara Leão, Simone, Adriana Calcanhotto, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Claudia Leitte, Fafá de Belém, Fábio Jr, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Chitãozinho e Xororó, Belchior e muitos outros.

Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de artistas consagrados, como os argentinos Mercedes Sosa, Fito Paez, León Gieco, Pedro Aznar, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.

Trajetória premiada

Kleiton e Kledir começaram sua jornada muito cedo. Sempre estudando música, formaram a banda “Almôndegas” com mais três integrantes, Pery Souza, primo da dupla, e os amigos Gilnei Silveira e Quico Castro Neves.

Após quatro discos, o grupo se dissolveu em 1979, mas isso nunca desanimou os irmãos Ramil, que seguiram a carreira em dupla. No ano seguinte, lançaram a dupla autointitulada “Kleiton & Kledir”, que trouxe reconhecimento nacional.

Após cinco discos de sucesso, a dupla se separou, voltando em 1997 com o álbum ‘Dois’ e em 1999 com ‘Clássicos do Sul’. Mais tarde, lançaram  ‘Autorretrato’ (2009) e ‘Par ou Ímpar ao Vivo’ (2012), se tornaram vencedores duas vezes do prêmio Açorianos, a maior premiação cultural do Rio Grande do Sul.

Atualmente, com cerca de 42 anos de carreira, diversos DVDs ao vivo e muito mais álbuns lançados nas últimas duas décadas, a longevidade dos irmãos Ramil os consolida e marca o poder da diversidade cultural.

Para 2024, Kleiton & Kleidir estão preparando um novo disco com canções inéditas e algumas parcerias com convidados ilustres, como Ivan Lins. O lançamento será com um espetáculo multimídia que deve estrear no Rio Grande do Sul e sair em turnê por todo país.

No Parque do Forte

Iphan liberou uso da Fortaleza de São José para Folia Literária Internacional do Amapá após análise do projeto do Governo do Estado

A Folia Literária Internacional do Amapá é a primeira programação voltada para a valorização da literatura, do livro e da leitura em 10 anos no Amapá. A feira, completamente gratuita, integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile