Para incentivar a reflexão sobre a destinação e os retornos que o brasileiro tem sobre os impostos que paga, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Macapá e Santana realiza nesta quinta-feira, 30, o Dia Livre de Impostos (DLI). A ação ocorrerá simultaneamente no Macapá Shopping, Amapá Garden Shopping, Villa Nova Shopping e em várias lojas externas nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. Mais de 150 lojas ofertarão produtos sem cobrar o valor da carga tributária – que ficará por conta do lojista – demonstrando o impacto dos encargos no preço final.
A data escolhida marca o dia em que o brasileiro para de trabalhar somente para pagar impostos. “Somente após esses 153 dias do ano é que o brasileiro começa a trabalhar para ter o seu dinheiro”, explicou Lígia Gomes, presidente da CDL Jovem.
De acordo com a presidente, os impostos são grande parte do preço dos produtos e é importante que o consumidor tenha conhecimento do valor que está pagando. “Dessa forma mostramos quanto a população paga em taxas abusivas e não tem retorno em serviços de qualidade, como saúde, segurança e infraestrutura”.
Para se ter uma ideia, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 140º que mais arrecada imposto, mas está na última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.
Cada lojista identificará os produtos que estarão com descontos. Entre os itens estão: perfumes, alimentos, roupas e calçados. Enquanto o consumidor compra, a equipe da CDL Jovem e os lojistas divulgarão informações para conscientizá-los. Lígia ressalta que o governo não isentará o imposto, o valor será pago pelo próprio lojista. “É uma ação de conscientização e por isso nós lojistas arcaremos com o valor do imposto que não será repassado ao consumidor e ele poderá perceber como os produtos são bem mais baratos”.
A ação ocorre em 19 Estados, 135 Cidades e mais de 2.252 lojas. Na edição e 2018, mais de 60 lojas participaram do DLI.
Leia também:
Deixe Seu Comentário abaixo: