Banner
Operação brasileira demonstra que está alinhada às boas práticas estabelecidas pela matriz canadense | IBRAM
Economia

Mineradora do Amapá expõe resultados em congresso digital do setor

Governo Estadual Header

Da Redação

A Mina Tucano, produtora de ouro localizada a cerca de 200 km de Macapá (AP), participou pela primeira vez da Exposibram, a mais tradicional e relevante feira do setor mineral. Na edição de 2021, o estande 100% virtual “Minerar para o Bem” integrava a programação de feiras e exposições, levando a mensagem do desenvolvimento responsável, excelência operacional e as prospecções para o futuro das operações.

Embalado pelo conceito “Minerar para o Bem”, desenvolvido pela Great Panther Mining (GPM) e compartilhado com as demais operações da mantedora canadense, incluindo a Mina Tucano, no Brasil, o estande apresentava os resultados dos programas que contribuem com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a GPM prioriza nove e atende a cada um deles, contribuindo para que o Brasil possa atingir as metas e colaborando para alcançar um impacto coletivo positivo ainda maior.

A Mina Tucano diz que as boas práticas estão refletidas nos excelentes resultados obtidos dentro e fora da empresa. “Isso também se aplica às melhorias operacionais, que tornam a operação mais segura, eficiente e limpa”, diz a mineradora. No estande era possível conhecer seis projetos de benfeitorias desenvolvidos com a metodologia do Six SIGMA Green Belt, que vem transformando a maneira de operar.

Conteúdo

Estande indica as ODSs atendidas e apresenta o Relatório Sustentabilidade da GPM

Quando o assunto é a preservação ambiental, a Mina Tucano se destaca pelo cuidado com a floresta amazônica. A adesão ao programa Tesouro Verde do Amapá, promovido pelo Governo do Estado e pelo Instituto Brasil Mata Viva, vem contribuindo para diversos benefícios, como a neutralização do carbono emitido pelo consumo do diesel na atividade minerária. Renovado em 2021, o Selo Tesouro Verde passou a ser impresso pela empresa no Certificado de Origem, colaborando para a cadeia de valor do mercado do ouro.

O estande “Minerar para o Bem” esteve aberto para visitação por três dias seguidos, durante a Exposibram 2021. No espaço digital era possível realizar uma Visita Virtual de 360°, com fotos dos principais ambientes da operação, como os open pits em funcionamento, a planta metalúrgica, a sala de testemunhos e área administrativa. Na programação, houve diversas palestras, todas pela Plataforma Teams. Para acessar o conteúdo, basta entrar nas salas disponíveis no estande “Minerar para o Bem”.

• Equidade de Gênero da Mina Tucano, com a Engenheira de Mina, Gislaine Sá;
• Neutralização do Carbono a partir da Adesão ao Programa Tesouro Verde do Amapá, com a Diretora da Brasil Mata Viva, Pâmela de Pádua;
• Resultados da Campanha de Exploração da Mina Tucano Fase 2, com Rogério Alvez, Gerente de Exploração.

Sobre a Mina Tucano

A Mina Tucano é uma das maiores minas de ouro a céu aberto no Brasil, localizada a 200 km de Macapá, no Amapá. Subsidiária da Great Panther Mining Limited, empresa listada na Bolsa de Valores de Toronto, a Mina Tucano produziu 125.000 oz em 2020 e tem como meta produzir entre 110.000 a 120.00 oz em 2021.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner