Cleber Barbosa, da Redação
Cresce cada vez mais número de profissionais brasileiros residentes nos EUA e dados apontam uma tendência ao aumento de Green Cards para esses “profissionais excepcionais”. Sobre esse tema, o Diário do Amapá ouviu um especialista.
Diário do Amapá – Professor, é um prazer tê-lo conosco, então a primeira pergunta é se é verdade que profissionais liberais com experiência comprovada podem tirar visto para morar e, consequentemente, trabalhar fora do país?
Leonardo Leão – Sim, morar e estudar fora é um sonho possível para os brasileiros e existem categorias de vistos para profissionais que dão a oportunidade, sem a necessidade de uma oferta de emprego de uma empresa americana ou ainda precisar investir em solo internacional. São os vistos EB1 e EB2 NIW, concedidos a profissionais com boa experiência em suas áreas de conhecimento e que, além da habilitação e experiência comprovadas, possuem também um histórico de contribuições e reconhecimentos no decorrer de sua carreira.
Diário – Que tipo de profissionais liberais exatamente o senhor está se referindo? Pode dar alguns exemplos?
Leonardo – Médicos, cientistas, jornalistas, publicitários, engenheiros e até artistas, como músicos, atores, produtores, etc. Podem ter residência fixa nos Estados Unidos baseada em qualificação profissional.
Diário – Como o processo para essa habilitação legal funciona? O senhor poderia explicar resumidamente esse caminho professor?
Leonardo – A primeira fase é a entrega ao USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) de um dossiê com as comprovações de mérito, que pode aprovar, exigir mais informações ou até negar o pedido. Já a segunda parte, o National Visa Center solicita mais documentos pessoais, antecedentes criminais e exames médicos com um profissional credenciado. A terceira e última fase, por sua vez, compõe-se de uma entrevista no consulado americano.
Diário – Mas isso para qualquer uma dessa categorias de profissionais liberais que o senhor listou anteriormente?
Leonardo – Vale lembrar que existem três subcategorias para a petição EB-1: EB-1A, para profissionais com habilidades extraordinárias; EB-1B, para professores e pesquisadores de destaque; e EB-1C, para executivos internacionais.
Diário – Então existe todo um critério deles para o ingresso desse profissionais, que a gente costuma chamar de “quadros” ante o grau de capacitação que apresentam. Seria isso?
Leonardo – Exatamente. No EB-2 NIW, por exemplo, se enquadram profissionais dos mais diferentes setores, mas que tenham grau avançado de estudos (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado) e 5 anos de experiência. Profissionais que tenham habilidade excepcional na sua área de atuação, também devem atestar que seus trabalhos podem colaborar com a economia, cultura ou educação nos EUA.
Diário – Bem, então resumidamente quais são as primeiras providências que um candidato a morar e trabalhar fora do país deve já começar a se organizar?
Leonardo – Para qualquer uma dessas categorias, reunir antecipadamente documentos que certifiquem as qualificações é essencial. Ser membro de associações, participar ativamente do setor em que atua e até mesmo prêmios aumentam a elegibilidade para o visto.
Diário – Pra fechar, o que dizer da Leão Group?
Leonardo – Leão Group Consulting Services é uma empresa de consultoria registrada nos EUA, com sede no estado da Flórida, com filiais em diversas partes do mundo, como Rio de Janeiro, Lisboa e Milão. Contribui para a organização, tomada de decisão, diagnóstico e formulação de soluções para os mais variados modelos de negócio.
Perfil
Leonardo Leão
Advogado pela UFRJ, consultor de negócios internacionais e professor.
A trajetória profissional
-Um consultor de negócios independente internacional brilhante, talentoso e ambicioso, advogado e especialista em imigração que possui uma vasta e distinta riqueza de conhecimento e tem um histórico comprovado de mais de 10 anos fornecendo conselhos indispensáveis aos clientes e fornecendo resultados positivos para eles. Um profissional persistente, bem disciplinado e de aprendizado rápido, que pode absorver rapidamente novas situações e pode se comunicar de forma clara e eficaz tanto com profissionais do direito quanto com profissionais de alto nível das empresas. Constantemente focado na resolução de questões gerenciais e operacionais e sempre buscando formas de melhorar e evoluir os processos.
Sobre a empresa
– A Leão Group Consulting Services é uma empresa de consultoria registrada nos EUA, com sede no estado da Flórida, com filiais em diversas partes do mundo, como Rio de Janeiro, Lisboa e Milão. Os profissionais contam com sólida formação, sendo graduados por Universidades e Instituições de Ensino mundialmente reconhecidas e com vasta expertise no assessoramento de diversos investidores e companhias ao longo dos anos. A Leão Group ajuda empresas a explorar as grandes oportunidades de negócios em mercados internacionais.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: