.
Cleber Barbosa, da Redação
O Governo do Amapá avança nas obras de revitalização do Museu Sacaca, em Macapá. O objetivo é preservar os traços regionais e, ao mesmo tempo, garantir melhorias na estrutura e mais acessibilidade aos visitantes do espaço, que retrata o modo de vida dos povos da floresta.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) é responsável pelos trabalhos, que são realizados por etapas, de maneira gradativa e não interferem na visitação. As obras geram, aproximadamente, 20 empregos diretos, para profissionais como carpinteiros, eletricistas, pintores, mestres de obras e ajudantes.
Atualmente, são revitalizados ambientes como a ‘Samaúma das Palavras’, a ‘Sala Multimídia’, a ‘Casa do Castanheiro’, o ‘Jardim Sensorial’, a ‘Sala de Pedagogia’ e as áreas de convivência. Também já foram executados quase 200 metros de adaptações em passarelas e guarda-corpos, fornecendo acesso a áreas específicas do ponto turístico e acessibilidade por meio de rampas.
A volta
Para a reestruturação, está sendo utilizada madeira de lei, especificamente a maçaranduba, por ser resistente às ações do tempo, e uma opção sustentável. Além disso, a tonalidade mais vermelha do produto contribui para os acabamentos estéticos, garantindo maior durabilidade e proteção contra pragas.
“O Governo trabalha para preservar patrimônios culturais e pontos turísticos que fazem parte da nossa história. As obras são pensadas considerando vários fatores, entre eles a acessibilidade do público em geral. Queremos oferecer aos amapaenses e turistas um lugar de passeio que contemple a todos, essas ações buscam transformar o museu em um ambiente ainda mais agradável e acolhedor”, detalha o secretário da Infraestrutura, David Covre.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: