Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo e segunda, dias 11 e 12 de abril de 2021.

Governo Estadual Header

Agilidade

As 10.650 doses de vacina contra a Covid-19 que chegaram ao Amapá já foram distribuídas aos 16 municípios que poderão agora continuar a vacinação dos idosos, profissionais de Saúde, além das forças de segurança, salvamento e forças armadas. O governador Waldez disse que cada amapaense imunizado é um grande avanço nessa corrida para proteger vidas.

MP-AP

Com a crise sanitária instalada, as ações da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde foram intensificadas para garantir leitos, medicamentos, insumos e equipamentos, como tomógrafos, imprescindíveis no atendimento dos pacientes acometidos com a Covid-19 e outras enfermidades. São direitos legais e a missão institucional do órgão.

Prefeito médico

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, foi para as redes sociais no fim de semana falar sobre a principal decisão político-administrativa deste início de gestão: internar pacientes agravados de Covid em unidades básicas de saúde do município. “Decidimos ir na contramão desse discurso e estabilizar os doentes”, disse.

Concurso

O Governo do Amapá divulgou novos editais de convocação para entrega de documentação comprobatória para professores e pedagogos, classificados no processo seletivo para contratação temporária, realizado ano passado. Confira a lista de convocações no site www.processoseletivo.ap.gov.br. Aumento de vagas, convocações por mandado judicial.

Entrevista

O Blog do Cleber Barbosa traz mais um especialista na entrevista de domingo para ajudar a entender e se adaptar às exigências atuais do mercado de trabalho. “Os desafios da gestão de videochamadas em home-office e a melhora do desempenho” é o tema do bate-papo com o especialista em RH Lucas Padilha, um dos mais respeitados profissionais do setor, que está publicada na seção de entrevistas.

Jaime 6.1

O vice-governador Jaime Nunes foi vacinado contra a covid-19, aos 61 anos. Na ocasião, Jaime conversou com a equipe de saúde de plantão no local e falou da importância da vacinação no controle da pandemia.

As últimas

DE OLHO – Sistematicamente, os membros do MP-AP acompanham e cobram dos executivos Estadual e Municipais melhor estrutura para que a população tenha um atendimento digno, mesmo antes da pandemia. Várias recomendações foram expedidas, ações civis públicas ajuizadas, muitas tramitam há anos na Justiça e algumas com trânsito em julgado e em execução para cumprimento de sentença. A demora traz consequências graves para a população, que se vê penalizada com a prestação de serviços precários ou, em alguns casos, com a sua total ausência. A situação atual, potencializado pela pandemia, aumenta as dificuldades para o atendimento ao público.

SEGURANÇA – O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado recomendam à Prefeitura de Macapá que, nesta fase da vacinação, contemple somente profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento mais expostos às ações de combate à covid-19. Antes da aplicação do imunizante, os gestores envolvidos devem fiscalizar listas de beneficiários encaminhadas ao município para identificar os que se enquadram nesta condição. Os órgãos de controle fixam prazo de 48 horas para adoção das medidas e advertem que o descumprimento da recomendação pode resultar na adoção de medidas legais.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner