Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, quarta-feira, 14 de abril de 2021.

Governo Estadual Header

Pandemia

O governador Waldez conseguiu ampliar em mais 15 leitos de UTI a rede de atendimento exclusivo à covid-19 na rede estadual. Os leitos, que estão implantados na Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte da capital, já começaram a receber pacientes regulados. Já são 369 leitos ativados em todas as regiões do Estado, totalizando 152 leitos de UTI.

Quilombos

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente a vacinação contra a Covid-19 das comunidades quilombolas, após audiência realizada com o Ministério Público Federal, motivada pela Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), após denúncias de possíveis casos de “fura fila” no processo de imunização nesses interiores.

Um piscar

A nova interrupção no fornecimento de energia elétrica no Amapá, teria sido de 1 milissegundo – um milésimo de segundo – de acordo com informações de técnicos do setor. Mas por que uma falha considerada corriqueira, vista em pelo menos sete vezes por dia no Brasil deixou o estado no escuro por quase três horas?

Educação

A PF deflagrou, com apoio do Ministério Público Federal, a operação Quadro Escuro, para apurar possíveis desvios de verbas destinadas à aquisição de materiais escolares na Secretaria de Educação de Santana, referente a uma licitação de 2014. A ação ocorreu no município de Santana e contou com a presença de cerca de doze policiais federais.

Recurso


O Sebrae Nacional recorreu ao Tribunal de Justiça do Amapá para manter diretoria eleita no Amapá em 2018. A direção nacional alega que não participou do processo judicial que resultou no afastamento da diretoria eleita no final de 2018 no Amapá, daí ter entrado com uma apelação para que o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) possa reformar a decisão de 1º grau proferida pela juíza Elaine Ramos Cantuária.

Macapá de fora


O ministro Tarcisio Freitas celebrou efusivamente os leilões de privatizações do governo, afinal, houve ágio de 9.100%. Mas o aeroporto de Macapá ficou de fora do primeiro lote que foi a leilão no mercado.

As últimas

APAGÃO – Para responder a dúvidas e questionamentos sobre o blecaute da semana passada no Amapá, haverá uma reunião entre as principais entidades e órgãos reguladores na próxima sexta-feira, dia 16, entre ANEEL, CEA, ONS, LMTE e Ministério das Minas e Energia. A coluna reuniu os principais posicionamentos dos atores envolvidos daquela ocorrência, para ver que sob o ponto de vista de cada um, há um ponto convergente que poderá ajudar a esclarecer o novo episósio – que da mesma forma como o apagão de novembro, alcançou 13 dos 16 municípios do Amapá – , que é a fragilidade do sistema de redundância do sistema local.

CONCURSO – O Ministério Público do Amapá (MP-AP) publicou editais para inscrições no VII Concurso Público de Provas e de Títulos para o ingresso na carreira de promotor de Justiça Substituto e para o Quadro Efetivo de Servidores da Instituição e formação de cadastro de reserva. Será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com nove vagas para o cargos de promotor de Justiça substituto e 10 cargos para servidores do Quadro Permanente de Pessoal do MP-AP. Para promotor estão previstas nove vagas, sendo seis para ampla concorrência, uma para portadores de necessidades especiais e duas para cota racial.

Compartilhe: 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner