Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, quarta-feira, dia 24 de outubro de 2018.

Governo Estadual Header

Cartórios
A juíza Liége Cristina Vasconcelos Ramos, corregedora permanente dos Cartórios Extrajudiciais da Comarca de Macapá, esteve no Cartório de Registro de Imóveis Eloy Nunes. As correições têm como objetivo verificar instalações e a prestação de serviços.

Serviço
A correição que são tecnicamente definidas entre as “serventias extrajudiciais” envolve diligências sobre as diversas rotinas que envolvem as atividades delegadas pela Justiça aos cartórios.

Positivo
Para o oficial titular do Cartório Eloy Nunes, Nino Nunes, a correição exerce um caráter pedagógico para o funcionamento dessas instituições. “É a oportunidade para saber se estamos no caminho certo” diz.

Bomba
Circula nas redes sociais suposto vídeo do que seria a “comemoração” do governador eleito João Dória, num motel de São Paulo, em meio a garotas de programa – ou travestis – após a vitória nas urnas no 1º turno.

Negativa
Dória manifestou-se por meio de um vídeo ao lado da esposa, afirmando que se trata de fake news. Virou alvo também por seu apoio a Bolsonaro, claro, que se intitula o candidato da família.

Destaque

Dois alunos da Escola do SESI receberam menção honrosa por projeto apresentado na V Feira Amapaense de Matemática (Feamat). Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, Gabriel Alves e Erick Negrão, orientados pelo professor Edgar Vieira, apresentaram uma proposta para trabalhar os números decimais.

Mineração
O Governo está cadastrando as empresas que atuam com exploração e beneficiamento de recursos minerais, a fim de readequar o setor e estabelecer políticas públicas para o fortalecimento da atividade. Quem está responsável pelo cadastro é a Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico.

Mercado
A coluna apurou que a retomada deste cadastramento dos empreendimentos se deve à reanálise de estudo do setor mineral, feito pela Agência Amapá, que apontou a defasagem de 85% dos processos de regulamentação das empresas junto ao setor econômico do Estado, por questões burocráticas de documentação.

Simplificar
Tânia Maria, titular da Agência Amapá, diz que quer desburocratizar, legalizar e fortalecer as atividades de pequenas mineradoras. Além de outras providências, reduz de 16 para 6, a quantidade de documentos solicitados pelo órgãos, na hora de realizar o efetivo cadastramento da empresa.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner