Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2023.

Governo Estadual Header

Livro

Com a coordenação de José Antonio Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal, Renato Kim Barbosa, promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo e Silvano Andrade do Bomfim, Doutor e Mestre em Direito, o livro Direitos da Personalidade – Reflexos nos Direitos Público e Privado será lançado em Brasília na próxima semana, para ser ais exato naquarta-feira (13), às 18h, no STF.

Mercado

Até o final do ano, 470 mil vagas de emprego temporário serão criadas, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). As chances de transformar a renda extra em um emprego fixo tendem a aumentar se o temporário mostrar seus diferenciais e competências, como observa o professor Jailton Souza, da Faculdade Estácio.

Emirados

O reconhecimento da indústria da bioeconomia da Amazônia por meio do “Selo Amapá” foi destacado pelo governador Clécio Luís durante as discussões da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), no colegiado do  Consórcio da Amazônia Legal.

Facultado

O Governo do Amapá decretou como ponto facultativo a sexta-feira, 8, data que celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A medida vale para repartições públicas estaduais da administração direta e indireta. O Decreto Nº 9308, que determina o ponto facultativo, foi publicado no Diário Oficial dia 4. Os serviços de urgência, saúde e segurança, em plantões.

Incêndios

O estado deu início ao 9° ciclo da Operação Amapá Verde, no comando do Corpo de Bombeiros, localizado na rodovia Duca Serr. Na cerimônia, foi anunciada a troca das equipes que estão fazendo o combate aos incêndios em diferentes municípios do estado, que atuará agora com 45 novos bombeiros encarregados para o trabalho e mais 37 homens da Força Nacional que darão suporte às equipes.

STF vs. Imprensa

O advogado criminalista Filipe Silveira analisa a polêmica decisão do STF sobre responsabilizar a imprensa por entrevistas não estimula pedidos de indenização, analisa especialista

AS ULTIMAS

FÉRIAS – A corrida para planejar as férias está a todo vapor. Entre tantas decisões a tomar, uma das mais comuns é escolher o meio de transporte com o melhor custo-benefício para a jornada: carro, ônibus ou avião? Pensando na expectativa do brasileiro em economizar no roteiro de férias, o especialista em Consultoria Empresarial, professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Max Bianchi Godoy, explica os prós e contras de cada estilo de viagem. De acordo com o especialista, para acertar na escolha do meio de transporte, é preciso levar em conta a distância para o destino, o orçamento disponível para o período, o conforto desejado e as necessidades de cada viajante.

MUNDO – O Mercosul e a União Europeia negociam uma declaração pública sobre o futuro do acordo comercial entre os dois blocos. A ideia é ressaltar que as negociações trouxeram avanços técnicos para entendimentos futuros. Segundo Paulo Niccoli Ramirez, cientista político e professor de sociologia da ESPM, o Brasil recorreu à Alemanha e à Espanha para tentar destravar as negociações, mas sem sucesso. “Os dois países estão alinhados ao governo brasileiro com a intenção de produzir empregabilidade, maior grau de conhecimento científico e tecnológico a partir de cooperação mútua e investimentos. A França discorda do acordo entre os blocos, por seu mercado interno”, diz.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner