Saúde
Ex guarda da SUCAM denuncia efeito da contaminação pelo veneno DDT. Cairo Trindade concedeu entrevista contundente no rádio, denunciando como o Brasil demorou para se livrar dos produtos responsáveis por encurtar a vida de quem os manipulou.
Mortes
Em entrevista à rádio Diário FM (90,9), ele disse que a negligência com que o país tratou o caso, muitos profissionais estão morrendo em consequência do envenenamento provocado pela exposição ao produto.
Veneno
Ele explicou que países mais desenvolvidos, como a Austrália e toda a Europa, baniram o uso do DDT ainda em 1974, os Estados Unidos em 1976, mas o Brasil fez uso da substância até 2009.
Idades
A legião de ex guardas já registrou 343 óbitos, com 250 deles com menos de 50 anos. “Hoje a expectativa de vida média do brasileiro é de 75 anos, a do guarda de endemias é de apenas 58 anos”, disse ele.
Reparação
Tramita no Congresso Nacional, duas PECs (proposta de emenda constitucional) que podem beneficiar os ex agentes com uma indenização por reparação à saúde e outra ofertando tratamento de saúde a eles.
Educação
O governador Waldez foi pessoalmente ao trabalho de acolhida aos novos alunos da rede estadual de ensino ontem. Disse que todos têm esse compromisso de recepcionar os alunos e pais. “Desejamos um bom ano de estudos e reafirmamos nosso compromisso com os investimentos na Educação”, declarou.
Aulas
O Governo do Estado abriu o ano letivo nas escolas estaduais com uma solenidade no Colégio Amapaense, no Centro de Macapá. São atendidos 120 mil estudantes da Educação Básica em 2020. Mais de 80% das escolas estaduais começaram ontem o período de aulas normais. Outras em março e abril.
Evento
A programação teve espaço à homenagens aos servidores da educação pública amapaense. Ex-estudantes do modelo de ensino em tempo integral também participaram da cerimônia com depoimentos de histórias de superação. Uma das homenageadas a ex-secretária de Educação, Albertina Guedes da Silva.
Exemplo
Albertina fez 74 anos ontem e recebeu certificado de reconhecimento ao trabalho dedicado à educação, nota assessora técnica. Para a secretária Goreth Sousa, o reconhecimento em um momento de volta às aulas é fundamental para incentivar os profissionais e alunos.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: