COP 30
Em reunião com o presidente Lula, o governador Clécio defendeu a participação efetiva do Amapá durante a reunião da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. É que antes da cúpula, representantes dos países reúnem-se em diversos eventos para discutir seus posicionamentos.
Escala
A coluna apurou também que o governador amapaense pleiteia que esses pré-eventos preparatórios para a Conferência do Clima também aconteçam no Amapá, que fica a apenas 40 minutos de Belém, tomando como exemplo o município de Santarém, que também vai sediar esses encontros e está a duas horas da capital paraense.
Energia
Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 23, no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Clécio Luís garantiu o apoio do Governo Federal para impedir o reajuste tarifário de 44% na conta de energia dos amapaenses, que está previsto para ser aplicado no dia 13 de dezembro.
Parceria
O SENAI do Amapá formalizou Cooperação Técnica com a Receita Federal no estado para fazer a destinação funcional de produtos falsificados apreendidos em operações para que sofram descaracterização de marca pelos alunos dos cursos da área de vestuário e possam ser doados. A parceria integra um programa chamado Receita Cidadã.
Um apelo
Ele poderia permanecer no anonimato em meio a uma luta inglória contra o fogo que há quase três semanas vem destruindo a vegetação de um verdadeiro santuário próximo ao litoral amapaense. Mas o brigadista Evandro Assunção chamou a atenção da coluna em meio a cobertura que a imprensa faz do incêndio florestal. Ele apelou: “A nossa selva está pedindo ajuda”, disse o trabalhador.
Pacto pela vacinação
O Amapá reafirma o compromisso com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz para dar continuidade às ações do projeto ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais’.
AS ÚLTIMAS
ENERGIA – A Eletronuclear apresentou um projeto com capacidade de produzir 100 toneladas de hidrogênio (H2) limpo por ano a partir da operação das usinas nucleares de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A iniciativa, que não causa impactos ao meio ambiente, foi divulgada na Câmara dos Deputados, em Brasília, como uma solução energética que poderá contribuir significativamente para a descarbonização do planeta. Com a finalização das obras de Angra 3, a capacidade de geração do material será de 167 toneladas anualmente. O seminário A produção de hidrogênio sustentável no Brasil, promovido por meio da parceria do Conselho Federal de Química (CFQ) E Frente Parlamentar da Química (FPQ).
SAÚDE – Em um marco histórico para a saúde pública no Brasil, o Projeto de Lei 2.952/2022 foi aprovado nesta quarta-feira, 22 de novembro de 2023, em votação simbólica em regime de urgência. O PL institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja aprovação acontece neste momento em que ocorre também a Campanha de Conscientização Novembro Azul – iniciativa criada há mais de 10 anos pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que desempenhou papel fundamental neste âmbito e é uma das instituições mais ativas nas contribuições para a elaboração do texto.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: