Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 09 de abril de 2021.

Governo Estadual Header

Apagão

Ano novo, drama velho. Os amapaenses viram passar um filme repetido ontem no início da noite, com a interrupção do fornecimento de energia elétrica em Macapá. Segundo as primeiras informações o problema ocorreu no Linhão do Tucuruí, entre Laranjal do Jari e a capital. A demora foi alguém autorizar queima de óleo diesel nas usinas térmicas.

Imprensa

O deputado estadual Jaime Perez (PTC/AP) defende que chegou a hora dos profissionais da imprensa serem também vacinados contra o Covid-19. O presidente do Sindicato dos Jornalistas, João Clésio, lembrou que a entidade já havia feito pedido em janeiro, ante o número de profissionais afastados por também estarem expostos na pandemia todo dia.

Novo decreto

Novo ato do governador Waldez Góes prorroga por mais quatro dias o toque de recolher imposto pelo chamado “lockdown” em todo o estado. A medida ainda vem reforçada pela decisão do STF de proibir celebrações ou cultos em templos religiosos, isso no dia em que o país bate recorde de mortes em um só dia.

Dizer o que

É preciso ter muita cautela em qualquer caso na cobertura de polícia, mas as autoridades cariocas não têm mais dúvida de que a autoria do homicídio do pequeno Henry foi mesmo do vereador Jairinho”. Então chamar esse cara de monstro é pouco, em mais uma tragédia que o país assiste, incrédulo. Até o partido dele, o Solidariedade, consumou sua expulsão.

Reservas


Deputada Aline Gurgel (Republicanos/AP) foi contundente em um debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, solicitando que o ministro da Saúde providencie de controle de produção, comercialização e estoque de kits destinados a pacientes Covid em fase de intubação. Ela quer que o governo se antecipe a uma anunciada falta de insumos no país.

Dia do Marabaixo


O vereador Dudu Tavares (PDT/AP) teve proposição aprovada na CMM para que o dia 16 de junho seja o Dia Municipal do Marabaixo. A notícia, mesmo com as limitações do Ciclo do Marabaixo, vem a somar, claro.

As últimas

CINQUENTÕES – A Prefeitura de Santana iniciou nesta semana a vacinação de pessoas com 59 anos com comorbidade. Este grupo priorizado para imunização contra a Covid-19 abrange pessoas que sofrem de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, pulmonar, renais, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática. As pessoas que se enquadram nessas condições de saúde e idade já podem se dirigir a um dos pontos de vacinação contra a Covid-19.
O atendimento é feito nos pontos drive-thru da Prefeitura, em frente à Policlínica Dr. Alberto Lima, à Unidade Floriano Rêgo e no posto na Igreja Universal no centro da cidade.

ATENDIMENTO – O governador Waldez Góes presidiu uma reunião virtual com os prefeitos e o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) para discutir as medidas que farão parte dos decretos estadual e municipais baseadas nas informações atualizadas do relatório epidemiológico. O relatório epidemiológico das últimas duas semanas aponta uma diminuição de 13,7% no número de novos casos. O ritmo de transmissão também vem caindo e agora está em 1.08, o que significa que cada 100 pessoas com covid-19 podem contaminar outras 108. No relatório nacional o Amapá aparece como um dos estados com menor letalidade do país (1,3%).

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner