Cleber Barbosa, da Redação
A semana foi marcada por duas importantes datas comemorativas do chamado Trade Turístico do Amapá: o Dia Nacional do Turismo, 8 de maio, e o Dia do Guia de Turismo, 10 de maio. O programa PONTO DE ENCONTRO, da rádio Diário FM 90.9 fez um amplo debate sobre esse importante setor da economia local, que segundo o Observatório do Turismo, responde por 4,2% do PIB amapaense, a somatória de tudo o que o estado produz de riquezas.
O debate reuniu o próprio coordenador do Observatório no Amapá, o turismólogo Sandro Bello; o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no Amapá (ABAV/AP), Elenilton Marques, e a atual secretária de estado do Turismo, Syntia Lamarão.
Durante o programa, os convidados puderam fazer reflexão sobre a contribuição que as mais de 50 atividades econômicas já dão para a geração de emprego e renda, apesar de que a maior parte dos viajantes que desembarcam no Amapá o faz a negócio, a trabalho. “Tanto que esses 4,2% movimentados são no segmento de alojamento e alimentação de quem visita o Amapá”, explica Sandro Bello, que também é vice-presidenta da ABRASEL/AP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Ele complementa dizendo que o turismo atualmente mobiliza um contingente de 42 mil pessoas no estado.
Um visitante pode ser um excursionista — quem fica no destino menos de um dia —, mas ele também pode ser um turista, que é aquele que fica no destino pelo tempo de, pelo menos, um pernoite, segundo o agente de viagem Elenilton Marques.
Já a secretária de Turismo do Amapá, Syntia Lamarão, explicou que a atual gestão estadual investe para o incremento de toda a cadeia produtiva, mas aposta na segmentação do turismo de eventos para que o Amapá possa se consolidar como destino. “O turismo acontece todos os dias no Amapá e será impulsionado a partir de agora”, disse.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: