Cleber Barbosa, da Redação
Minas de ferro em Cuba, Chile e Venezuela, bem como minas de manganês no México e no Brasil. Esse é o roteiro de viagem da pesquisadora norte-americana Cory Fischer-Hoffman, 37, onde a histórica vila de Serra do Navio está inserida em 100 anos de busca por minérios estratégicos para a indústria do aço – e o esforço de guerra que o planeta vivia no início da chamada Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética.
Ela concedeu entrevista ao programa CONEXÃO, da rádio Diário FM (90.9), neste sábado (4), quando deu mais detalhes sobre os seus estudos e algumas das primeiras conclusões, como o fato de que entre as condicionantes para a mineradora norte-americana Bethletem Steel estava a exclusividade do fornecimento do manganês para os Estados Unidos.
Leia também:
Mas para a pesquisadora, o modelo capitalista dos negócios de Augusto Antunes – fundador da Icomi – acabou ganhando novos mercados pelo planeta. “Na história da mina, mais manganês foi enviado para a Europa do que os Estados Unidos, mas nos primeiros sete anos, por condição do empréstimo [de U$ 67 milhões] tudo foi para os Estados Unidos e depois desse período a Europa, o Japão, a Argentina e o próprio Brasil”, revelou a pesquisadora.
Pesquisa de campo
Cory Fischer-Hoffman é uma investigadora interdisciplinar; criadora de mídia; historiadora; Doutora em Estudos Latino-Americanos, Caribenhos e Latinos dos EUA pela Universidade de Albany, em Nova York. É professora assistente visitante em estudos latino-americanos e caribenhos no Lafayette College em Easton, Pensilvânia.
Icomi
Sua pesquisa atual traça a história de cem anos de operações de mineração da Bethlehem Steel Corporation na América Latina financiada pela Mining History Association, Hagley Museum and Archives.
No Amapá é bolsista pós doutoral pela Fundação Fulbright, em colaboração com o professor-doutor Jadson Porto, do Mestrado em Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Amapá.
Acompanhe a íntegra da entrevista de Cory Fisher no rádio
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: